quarta-feira, junho 30, 2004

Temos convites para oferecer!

"Dirty Dancing 2" chega ao grande ecrã




A Castello Lopes Multimédia e a Miramax International promovem a antestreia de "Dirty Dancing 2 / Dirty Dancing: Havana Nights", a ter lugar no dia 7 de Julho, às 21h30, na sala 12 dos Cinemas AMC - Arrábida 20, em Vila Nova de Gaia. O INVICTA CINE dispõe de 10 Convites Duplos para quem estiver interessado em assistir a esta antestreia, à muito aguardada pelo amantes do original "Dirty Dancing".
Só têm que mandar um email para nós, com a vossa identificação, manifestando o interesse e respondendo a uma simples questão: quem eram os dois principais protagonistas do filme de 1987?

Hoje nasceu!


Anthony Mann

Anthony Mann, realizador norte-americano. Emil Anton Bundesmann nasceu a 30 de Junho de 1906, em San Diego, na Califórnia (EUA). Actor na Broadway, não tardou a encenar e dirigir peças de teatro. Entre 1942 e 1949 realizou obras de pouco orçamento. No cinema destacam-se as suas películas policiais "Desperate" (1947), "Raw Deal" (1948). Também realizou "The Tall Target" (1951), "A Dandy in Aspic" (1968) e colaborou no argumento de "Follow Me Quietly", de Richard Fleischer (1949). A partir de 1950, especializou-se nos género do oeste.
Teve com o actor James Stewart uma forte relação profissional, dirigindo-o nos seus melhores westerns: "Winchester 73 / Montana Winchester" (1950), "Jornada de Heróis / Bend of the River" (1952), "Esporas de Aço / The Naked Spur" (1953), "A Baía das Tormentas / Thunder Bay" (1953), "A História de Glenn Miller / The Glenn Miller Story" (1954), "Terra Distante / The Far Country" (1955), "Asas no Espaço / Strategic Air Command" (1955) e "O Homem Que Veio de Longe / The Man from Laramie" (1955).
Mann dirigiu posteriormente "Os Que Sabem Morrer / Men in War" (1957) e "Tentação! / God's Little Acre" (1958), ambos com o actor Robert Ryan. Depois trabalha em superproduções como "Cimarron" (1960), "El Cid, O Campeador / El Cid" (1961) e "A Queda do Império Romano / The Fall of the Roman Empire" (1964), estes dois últimos com a actriz italiana Sophia Loren.
Embora não esteja creditado, Anthony Mann esteve ligado à produção de "Spartacus". Aliás, ele realizou a primeira hora do filme, mas divergências com o actor e produtor Kirk Douglas, levou-o a ser afastado e para o seu lugar apareceu Stanley Kubrick, que concluiu o filme e ficou com os louros.
Foi casado com a actriz espanhola Sara Montiel, que dirigiu em "Serenata / Serenade" (1956). Faleceu a 29 de Abril de 1967, em Berlim, na Alemanha.

Filmografia



1968 A Dandy in Aspic
1965 Os Heróis de Telemark / The Heroes of Telemark
1964 A Queda do Império Romano / The Fall of the Roman Empire
1961 El Cid, O Campeador / El Cid
1960 Cimarron
1958 O Homem do Oeste / Man of the West
1958 Tentação! / God's Little Acre
1957 Sangue no Deserto / The Tin Star
1957 Os Que Sabem Morrer / Men in War
1956 Serenata / Serenade
1955 The Last Frontier
1955 O Homem Que Veio de Longe / The Man from Laramie
1955 Asas no Espaço / Strategic Air Command
1955 Terra Distante / The Far Country
1954 A História de Glenn Miller / The Glenn Miller Story
1953 A Baía das Tormentas / Thunder Bay
1953 Esporas de Aço / The Naked Spur
1952 Jornada de Heróis / Bend of the River
1951 The Tall Target
1950 O Caminho do Diabo / Devil's Doorway
1950 Almas em Fúria / The Furies
1950 Winchester '73 / Montana Winchester
1950 Side Street
1949 Border Incident
1949 No Reino do Terror / Reign of Terror
1949 Follow Me Quietly (não creditada)
1948 He Walked by Night (não creditada)
1948 Raw Deal
1947 T-Men
1947 Railroaded!
1947 O Desesperado / Desperate
1946 The Bamboo Blonde
1946 Strange Impersonation
1945 Two O'Clock Courage
1945 Sing Your Way Home
1945 The Great Flamarion
1944 Strangers in the Night
1944 My Best Gal
1943 Nobody's Darling
1942 Moonlight in Havana
1942 Dr. Broadway
1939 The Streets of New York (TV)

terça-feira, junho 29, 2004

Um ano sem Katharine Hepburn


Katharine Hepburn, uma lenda da Sétima Arte (1907 - 2003)

Faz hoje um ano que perdemos a lendária Katharine Hepburn, estrela de inúmeros sucessos, parceira de cena de incontáveis actores, cujos nomes merecem tanto destaque quanto o seu. Vencedora de quatro Oscar - um recorde ainda não igualado - Hepburn faleceu a 29 de Julho de 2003, na sua casa de Old Saybrook, no Connecticut, após uma intensa luta contra a doença de Parkinson. Tinha 96 anos.
Nasceu Katharine Houghton Hepburn a 12 de Maio de 1907, em Hartford, no estado do Connecticut. O seu debute produziu-se muito cedo, aos três anos, em espectáculos feministas organizados pela sua mãe. Depois disso, apresentou-se em peças de colégio e teatros amadores até pisar os palcos da Broadway. Começou com o pé trocado no mundo do cinema. Entre 1928 e 1931, vai de fracasso em fracasso. Mas a RKO atreveu-se a confiar-lhe o papel principal de "Vítimas do Divórcio / A Bill of Divorcement", de George Cukor, em 1932, interpretando a filha de John Barrymore; ela soube manter a compostura e fez desta película um triunfo pessoal e uma estrondosa vingança aos seus infortúnios no teatro.
No ano seguinte, Katharine conquistou a primeira das suas 12 nomeações ao Oscar. O filme era "Glória de Um Dia / Morning Glory", realizado por Lowell Sherman, e, logo à partida, a Academia premiou-a com a estatueta de Melhor Actriz. Ainda em 1933, trabalhou em "As Quatro Irmãs / Little Women" e "O Que Faz o Amor / Christopher Strong" (o seu primeiro fracasso de crítica e público). Os seus trabalhos seguintes foram "The Little Minister" (1934), "Sonhos Dourados / Alice Adams" (1935, pelo qual ganhou a sua segunda nomeação ao Oscar), "Sylvia Scarlett" (1935, num papel em que ela se disfarça de homem), e ainda os elogiados "Maria Stuart, Rainha da Escócia / Mary of Scotland" (1936) e "A Porta das Estrelas / Stage Door" (1937).

Com Cary Grant e ao colo de James Stewart em ''Casamento Escandaloso''

Também protagonizou as comédias "Duas «Feras» / Bringing Up Baby" e "A Irmã da Minha Noiva / Holiday" (ambas de 1938), mas, no final dos anos 30, Hepburn decidiu voltar aos palcos da Broadway. Encenou "The Philadelphia Story" e conquistou sucesso suficiente para regressar a Hollywood em 1940. Ao lado de Cary Grant e James Stewart, viu a versão filmada da peça (que em Portugal ficou conhecido como "Casamento Escandaloso") ser nomeada para seis Oscar, sendo uma das nomeações a sua própria, como Melhor Actriz. A Academia, no entanto, premiou apenas Stewart, como Melhor Actor, e Donald Ogden Stewart com a estatueta de Melhor Argumento Adaptado.
Mesmo não tendo ganho o Oscar naquele ano, Katharine Hepburn voltou ao cinema com fôlego para um contrato de nove anos com a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). O primeiro filme que fez para o estúdio de Louis B. Mayer foi "A Mulher do Ano / Woman of the Year", de George Stevens (1942) - na televisão foi retitulado como "A Primeira Dama". De novo, a actriz figurou entre as nomeadas ao Oscar, contudo, a maior recompensa de Hepburn foi a oportunidade de contracenar com Spencer Tracy.

Com Spencer Tracy em ''A Mulher do Ano''

Juntos, os dois formaram um dos pares mais celebrados de Hollywood, tanto nas telas quanto fora delas (embora Tracy fosse casado e católico, os dois ousaram desafiar os convencionalismos morais mantendo um relacionamento amoroso durante 27 anos até à data da morte do actor, em 1967). Descritos pela própria actriz como o perfeito casal americano, Hepburn e Tracy protagonizaram oito filmes juntos, entre eles "Chama Eterna / Keeper of the Flame" (1942), "Sem Amor / Without Love" (1945), "Um Filho do Povo / State of the Union" (1948) e "A Costela de Adão / Adam's Rib" (1949). Katharine manteve outra ligação amorosa ilícita com o realizador John Ford, que também era casado.
Em 1951, Hepburn deixou a MGM e voltou a dividir a sua vida artística entre os estúdios e os palcos - o que a não impediu de continuar a chamar a atenção da Academia e coleccionar nomeações. "A Rainha Africana / The African Queen", de John Huston (1951, contracenando com Humphrey Bogart), "Loucura em Veneza / Summertime", de David Lean (1955, com Rossano Brazzi), "O Homem Que Fazia Chover / The Rainmaker", de Joseph Anthony (1956, com Burt Lancaster), "Bruscamente no Verão Passado / Suddenly, Last Summer", de Joseph Leo Mankiewicz (1959, ao lado de Elizabeth Taylor e Montgomery Clift) e "Longa Jornada para a Noite / Long Day's Journey Into Night", de Sidney Lumet (1962, com Jason Robards Jr.) são mais cinco longas-metragens pelas quais foi nomeada para Melhor Actriz.
Katharine Hepburn decidiu fazer uma pausa no cinema em 1962 e passou cinco anos sem entrar em qualquer filme. Mas o seu regresso, assim como em 1940, foi triunfante: "Adivinha Quem Vem Jantar? / Guess Who's Coming to Dinner?", de Stanley Kramer (1967), não só foi considerado um dos seus melhores trabalhos, como também lhe garantiu, finalmente, o segundo Oscar. O filme ainda marcou uma dura despedida para Hepburn, representando o seu último trabalho com Spencer Tracy, que faleceu logo após as filmagens. Reza a lenda, que, por esse motivo, ela nunca quis assistir ao filme depois de concluído.
A terceira estatueta da actriz chegou às suas mãos com "Um Leão no Inverno / The Lion in Winter", de Anthony Harvey (1968), onde contracenou com Peter O'Toole e Anthony Hopkins. Em seguida, apareceu em alguns filmes menores, até que, em 1975, "Rooster Cogburn" fez barulho ao trazer Hepburn ao lado de John Wayne. O resultado, no entanto, decepcionou e o filme não fez muito sucesso.

Com Henry Fonda em ''A Casa do Lago''

Em 1976, a actriz sofreu um acidente durante as filmagens de "A Matter of Gravity" e quebrou o tornozelo. Teve que usar cadeira de rodas e afastou-se do cinema, passando a actuar apenas em alguns filmes para televisão.
Em 1981, o seu regresso aos ecrãs foi novamente grandioso e rendeu-lhe a quarta estatueta de Melhor Actriz com "A Casa do Lago / On Golden Pond", de Mark Rydell. Nele trabalhava com Henry Fonda, que também foi premiado com a estatueta de Melhor Actor, e a filha deste, Jane Fonda.
No ano seguinte, Katharine Hepburn sofreu um acidente de carro e passou três semanas no hospital, sob o risco de ver um dos pés amputado. Tudo não passou de um grande susto e ela recuperou. No final de 1982, ao lado de Nick Nolte, fez o público rir com a comédia "Grace Quigley".
Dos anos 80 em diante, Hepburn passou a colher os frutos da sua glória, mas não deixou de semear novos campos em que ainda não se arriscara. Apesar da sua carreira como actriz se ter resumido aos dramas televisivos, em 1987, escreveu o livro "The Making of The African Queen", que se tornou um best-seller instantâneo. Em 1991, publicou a auto-biografia "Me: Stories of My Life", que também se tornou campeã de vendas. Nas raras entrevistas que concedia, gostava de dizer: «Eu sou uma lenda porque sobrevivi muito tempo!»
Antes de se aposentar definitivamente do cinema, Hepburn foi convencida por Warren Beatty a fazer uma participação especial em "Love Affair", melodrama de Glenn Gordon Caron (1994), no papel de uma tia do personagem do actor. No mesmo ano, fez o seu último trabalho sob os holofotes: o telefilme "One Christmas".
Feminista ferrenha, Katharine Hepburn sempre se distinguiu pela sua personalidade forte e carácter rebelde, agindo segundo as suas convicções, ainda que quebrando as regras e convencionalismos - numa época em que poucas mulheres se atreviam a fazê-lo, vestia calças.
Sobre a actriz e a mulher, o realizador Frank Capra comentou certa vez: «Há mulheres e há Kate; há actrizes e actrizes, e há ainda Hepburn». Adivinhando a sua partida deste mundo, a actriz gracejou certa vez: «Não era maravilhoso se as pessoas, assim como morrem subitamente, pudessem viver subitamente?»
Para não dizer que o Oscar foi o seu único reconhecimento, em 1999, Katharine Hepburn era a primeira entre as actrizes presentes na lista das "50 Maiores Lendas do Cinema", segundo o American Film Institute. A instituição ainda elegeu seis dos seus filmes, em 2002, como "Melhores Romances do Cinema Americano". Nenhuma outra actriz conseguiu esse mérito.

Filmografia

1932 Vítimas do Divórcio / A Bill of Divorcement (George Cukor)
1933 O Que Faz o Amor / Christopher Strong (Dorothy Arzner)
1933 Glória de Um Dia / Morning Glory (Lowell Sherman)
1933 As Quatro Irmãs / Little Women (Cukor)
1934 Spitfire (John Cromwell)
1934 The Little Minister (Richard Wallace)
1935 Corações Desfeitos / Break of Hearts (Phillip Moeller)
1935 Sonhos Dourados / Alice Adams (George Stevens)
1935 Sylvia Scarlett (Cukor)
1936 Maria Stuart, Rainha da Escócia / Mary of Scotland (John Ford)
1936 Revoltada / A Woman Rebels (Mark Sandrich)
1937 Bairro Elegante / Quality Street (G. Stevens)
1937 A Porta das Estrelas / Stage Door (Gregory La Cava)
1938 Duas "Feras" / Bringing Up Baby (Howard Hawks)
1938 A Irmã da Minha Noiva / Holiday (Cukor)
1940 Casamento Escandaloso / The Philadelphia Story (Cukor)
1942 A Mulher do Ano / Woman of the Year (G. Stevens)
1943 Chama Eterna / Keeper of the Flame (Cukor)
1943 Chuva de Estrelas / Stage Door Canteen (Frank Borzage)
1944 O Filho do Dragão / Dragon Seed (Harold S. Bucquet e Jack Conway)
1945 Sem Amor / Without Love (Bucquet)
1946 Estranha Revelação / Undercurrent (Vincente Minnelli)
1947 Terra de Ambições / The Sea of Grass (Elia Kazan)
1947 Sonata de Amor / Song of Love (Clarence Brown)
1948 Um Filho do Povo / State of the Union (Frank Capra)
1949 A Costela de Adão / Adam's Rib (Cukor)
1952 A Rainha Africana / The African Queen (John Huston)
1952 A Mulher Absoluta / Pat and Mike (Cukor)
1955 Loucura em Veneza / Summertime (David Lean)
1956 O Homem Que Fazia Chover / The Rainmaker (Joseph Anthony)
1956 Um Americano em Moscovo / The Iron Petticoat (Ralph Thomas)
1957 A Mulher Que Sabe Tudo / Desk Set (Walter Lang)
1959 Bruscamente no Verão Passado / Suddenly, Last Summer (Joseph Leo Mankiewicz)
1962 Longa Jornada para a Noite / Long Day's Journey Into Night (Sidney Lumet)
1967 Adivinha Quem Vem Jantar? / Guess Who's Coming to Dinner? (Stanley Kramer)
1968 Um Leão no Inverno / The Lion in Winter (Anthony Harvey)
1969 A Louca de Chaillot / The Madwoman of Chaillot (Bryan Forbes)
1971 As Troianas / The Trojan Women (Michael Cacoyannis)
1973 The Glass Menagerie (Anthony Harvey, TV)
1973 A Delicate Balance (Tony Richardson)
1975 Love Among the Ruins (Cukor, TV)
1975 Rooster Cogburn (Stuart Millar)
1978 Olly, Olly, Oxen Free (Richard A. Colla, TV)
1979 The Corn is Green (Cukor, TV)
1981 A Casa do Lago / On Golden Pond (Mark Rydell)
1984 Grace Quigley (Anthony Harvey)
1986 Mrs. Delafield Wants to Marry (George Schaefer, TV)
1988 Laura Lansing Slept Here (George Schaefer, TV)
1992 The Man Upstairs (George Schaefer, TV)
1994 This Can't Be Love (Anthony Harvey, TV)
1994 O Amor da Minha Vida / Love Affair (Glenn Gordon Caron)
1994 One Christmas (Tony Bill, TV)

segunda-feira, junho 28, 2004

Será um pássaro? Será um avião? Não, é... brincadeira!

Não há nenhum avião em "Tróia"




Anda a circular na Internet uma pretensa foto do filme "Tróia / Troy" que mostra a passagem de um objecto com asas, que se parece com um avião, mas a Warner Bros. garante tratar-se de uma brincadeira (de algum mau gosto!). A foto em questão é de uma das cenas iniciais do filme, cuja acção se passa no ano 1193 a. C., em que podemos ver o personagem Aquiles, interpretado por Brad Pitt. Verdade ou montagem?
Aliás, como se pode ver na foto oficial da produção, fornecida com o dossier de imprensa que a Columbia-Tristar-Warner Filmes de Portugal enviou para a INVICTA CINE, não há qualquer objecto a passar no céu na altura das filmagens, erro que seria imperdoável e seria imediatamente notado durante a exibição do filme nas salas. Mas a foto manipulada só apareceu na Internet na semana passada, tempo mais que suficiente para se fabricar um erro (?) do filme.



Observem bem o detalhe do objecto ampliado. Sigam as setas e vejam se conseguem descobrir algo diferente.
A caminho de um novo recorde de público

Batalha nas bilheteiras


Foto gentilmente cedida por Columbia-Tristar-Warner Filmes de Portugal

Quando se estreou, em 2002, "O Homem-Aranha" facturou 820 milhões de dólares em todo o mundo, convertendo-se no quinto filme mais bem sucedido da cinematografia norte-americana. Hoje já foi superado pelas duas sequelas de "O Senhor dos Anéis" (1.100 milhões de dólares) e as novas aventuras de Harry Potter, "A Câmara dos Segredos" e "O Prisioneiro de Azkaban" (968 milhões). Mas, com "O Homem-Aranha 2" a estrear na próxima sexta-feira nas salas norte-americanas, a Columbia Pictures pretende romper com todos estes recordes de bilheteira.
Trata-se duma nova batalha - e das mais difíceis - que deverá enfrentar o personagem aracnídeo criado por Stan Lee e Steve Ditko nas páginas dos Marvel Comics. "O Homem-Aranha" apareceu pela primeira vez em 1962 no último exemplar de "Amazing Fantasy", uma história em banda desenhada que estava em plena decadência.
O seu impacto no público foi tão grande que a Marvel Comics decidiu relança-lo em Março de 1963, desta vez com o nome de "The Amazing Spiderman". Desde então, Peter Parker e o seu alter ego tornaram-se os super-heróis mais populares de todos os tempos, e nos Estados Unidos até foi rebaptizado com o apodo de "Spidey".
Promoção sem cartazes

"Sexo com Amor"




Os cartazes de promoção da película chilena "Sexo con amor" (2003), de Boris Quercia, protagonizada por Alvaro Rudolphy, Sigrid Alegría e Patricio Contreras, que mostra a foto duma mulher com os seios descobertos, foram censurados pelo município de Santa Fe, no Novo México (EUA), que obrigou a empresa a retirá-los dos locais onde eram exibidos por possuir «conteúdo obsceno».
"Fahrenheit 9/11" à frente na venda de bilhetes nos EUA

Box-Office EUA (25/06 - 27/06)


O polémico documentário de Michael Moore "Fahrenheit 9/11" atingiu vendas superiores a 21 milhões de dólares em três dias, para se converter no primeiro documentário na história do cinema a debutar como a película mais rentável num fim-de-semana nos Estados Unidos e Canadá

Se as estimativas de domingo se confirmarem hoje, "Fahrenheit 9/11" estabelecerá um recorde num fim-de-semana como o documentário mais rentável da história, sem contar películas de concertos nem documentários feitos especialmente para o formato IMAX.
"Bowling for Columbine", o documentário de Moore que ganhou o Oscar em 2002, alcançou os 21,6 milhões de dólares.
"Fahrenheit 9/11", a mordaz crítica de Moore às acções do presidente George W. Bush após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, ganhou as máximas honras no mês passado no Festival Internacional de Cinema de Cannes, e já atraiu a atenção de ambas as facções na campanha presidencial.
O filme foi saudado por grupos de esquerda, que mobilizaram os seus membros para vê-lo no fim-de-semana. Grupos conservadores, em contraste, tentaram pressionar os donos das salas de cinema para que não o exibissem e pediram à Comissão Federal de Eleições que examine os seus anúncios por violações potenciais das regulações de campanha.
A comédia dos irmãos Wayans "White Chicks", acerca de dois agentes negros do FBI que se fazem passar por duas jovens brancas ricas, abriu em segundo lugar, com 19,6 milhões para o fim-de-semana. Em terceiro lugar ficou o primeiro da semana passada, "Dodgeball: A True Underdog Story", que recolheu 18,5 milhões.
Os 10 filmes mais rentáveis do fim-de-semana foram (valores em milhões de dólares):

01 - Fahrenheit 9/11 (21.8m)
02 - White Chicks (19.6m)
03 - Dodgeball: A True Underdog Story (18.5m)
04 - The Terminal (13.9m)
05 - The Notebook (13.0m)
06 - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (11.4m)
07 - Shrek 2 (10.5m)
08 - Garfield: The Movie (7.0m)
09 - Two Brothers (6.2m)
10 - The Stepford Wives (5.2m)
Estreia de "Fahrenheit 9/11" nos Estados Unidos

Muitos contra Moore


A estreia de "Fahrenheit 9/11" renovou os ataques contra o seu polémico autor, Michael Moore. Os conservadores acusam-no de violar a normativa eleitoral com um documentário abertamente contrário ao presidente George W. Bush. O filme, que estreou na passada sexta-feira em 868 cinemas nos Estados Unidos, poderia ver proibida a sua publicidade nos meios se esta fosse considerada propaganda política. Em Georgetown, o filme monopoliza as montras de catorze salas. As entradas venderam-se até se esgotarem com uma antecipação de dois dias. Aos ataques a Moore, junta-se o de Ray Bradbury, incomodado porque não lhe pediram permissão para utilizar o nome da sua novela "Fahrenheit 451". «O meu livro é conhecido em todo o mundo. Ele pegou no meu título e mudou-lhe o número», disse o autor, de 83 anos.

Hoje nasceu!


Mel Brooks

«Cada ser humano tem centenas de pessoas diferentes a viver sob a sua pele»

Mel Brooks, actor, argumentista e realizador norte-americano. Melvin Kaminsky nasceu a 28 de Junho de 1926 no seio duma família pobre do bairro judeu de Brooklyn, Nova Iorque (EUA). Começou a trabalhar aos 14 anos, no circuito do Borscht, cadeia de hotéis dos montes Castkills. Tocou bateria com Buddy Rich, e começou a escrever gags para o saxofonista cómico Sid Caesar, passando a fazer parte dum grupo de escritores que formularam as futuras tendências humorísticas da Broadway: Neil Simon, Carl Reiner e Woody Allen. Estreou-se como realizador com "Por Favor Não Mexam nas Velhinhas / The Producers" (1968), que recebeu críticas muito duras, mas que acabou por receber o Oscar para o Melhor Argumento Original. A sua seguinte película foi "The Twelve Chairs". Depois chegaram "Balbúrdia no Oeste / Blazing Saddles" (1974), paródia do western clássico, e "Frankenstein Júnior / Young Frankenstein" (do mesmo ano), escrito em parceria com o seu amigo Gene Wilder. Depois roda "Alta Ansiedade / High Anxiety" (1977), uma história que se aproxima muito de Alfred Hitchcock. Em 1981, dirigiu "A Mais Louca História do Mundo / History of the World, Part I" e três anos depois "A Mais Louca Odisseia no Espaço / Spaceballs", onde goza com toda a mitologia de "Star Wars". Em 2001 bateu todos os recordes ao conseguir doze prémios Tony (os Oscar do teatro) para o musical "The Producers", a sua feroz sátira sobre o mundo da Broadway, na qual o sempre politicamente incorrecto realizador e actor goza com os judeus, os velhos, os nazis e os homossexuais. Neste momento, trabalha na produção do remake do seu primeiro grande sucesso, "The Producers", que contará com a presença de Nicole Kidman e Nathan Lane no elenco e deverá estrear em 2005.

Filmografia

1995 Dracula, Morto Mas Contente / Dracula: Dead and Loving It
1993 Robin Hood - Heróis em Collants / Robin Hood: Men in Tights
1991 Life Stinks
1987 A Mais Louca Odisseia no Espaço / Spaceballs
1981 A Mais Louca História do Mundo / The History of the World: Part I
1977 Alta Ansiedade / High Anxiety
1976 A Última Loucura de Mel Brooks / Silent Movie
1974 Frankenstein Júnior / Young Frankenstein
1974 Balbúrdia no Oeste / Blazing Saddles
1970 The Twelve Chairs
1968 Por Favor Não Mexam nas Velhinhas / The Producers

domingo, junho 27, 2004

Hoje nasceu!


Tobey Maguire

Tobey Maguire, actor norte-americano. Tobias Vincent Maguire nasceu a 27 de Junho de 1975 em Santa Mónica, Califórnia (EUA), filho de um cozinheiro (Vincent Maguire, de 18 anos) e uma secretária (Wendy Maguire, de 20) que se separaram em 1977. Quis ser cozinheiro como o pai, mas a sua mãe leva-o a iniciar uma carreira como actor e desde menino aparece em anúncios publicitários. Torna-se amigo do actor Leonardo DiCaprio, que conheceu durante um casting da série "Growing Pains" e com quem trabalhou no seu filme de estreia "A Vida Deste Rapaz / This Boy's Life" (1993). Em 1992 participa na série televisiva "Great Scott!". A sua estreia no cinema foi na comédia familiar "The Wizard" (1989), de Todd Holland, mas só começou a ser notado a partir de 1997, no drama "Tempestade de Gelo / The Ice Storm", de Ang Lee, e na comédia "As Faces de Harry / Deconstructing Harry", de Woody Allen. Em 2002, converteu-se num dos mais famosos heróis dos Comic de todos os tempos, Spiderman. Graças ao seu desempenho como Peter Parker em "O Homem-Aranha / Spider-Man", a primeira película da história a superar a barreira dos 200 milhões de dólares em apenas nove dias, adquiriu uma mansão em Hollywood avaliada em 3,7 milhões de dólares. Vegetariano, não fuma nem bebe e pratica yoga. Em 2003, protagonizou "Seabiscuit - Nascido Para Ganhar / Seabiscuit", um drama nomeado ao Oscar que narra a odisseia real de um cavalo nos anos da Grande Depressão.

Filmografia

2007 Homem-Aranha 3 / Spider-Man 3
2004 Homem-Aranha 2 / Spider-Man 2
2003 Seabiscuit - Nascido Para Ganhar / Seabiscuit
2002 Homem-Aranha / Spider-Man
2001 Como Cães e Gatos / Cats & Dogs (era a vez de Lou the Beagle)
2000 Os Prodígios / Wonder Boys
1999 Cavalgar com o Diabo / Ride With the Devil
1999 As Regras da Casa / The Cider House Rules
1998 Viagem ao Passado / Pleasantville
1998 Delírio Em Las Vegas / Fear and Loathing in Las Vegas
1998 Don's Plum (curta-metragem)
1997 As Faces de Harry / Deconstructing Harry
1997 A Tempestade de Gelo / The Ice Storm
1997 Joyride
1996 Duke of Groove (TV)
1996 Seduced by Madness: The Diane Borchardt Story (TV)
1995 Empire Records
1994 Healer
1994 Revenge of the Red Baron
1994 A Child's Cry for Help (TV)
1994 S.F.W.
1994 Spoils of War (TV)
1993 A Vida Deste Rapaz / This Boy's Life
1992 "Great Scott!" (série da TV)
1990 Tales from the Whoop: Hot Rod Brown Class Clown (TV)
1989 The Wizard
(não creditado)

Hoje nasceu!


José Fonseca e Costa

José Fonseca e Costa, escritor, actor e realizador português. Nasceu a 27 de Junho de 1933 em Caala, no Huambo, em Angola. Mudou-se para Portugal, e começou o curso de Direito, mas decidiu abandoná-lo para enveredar pela actividade cinematográfica após frequentar o ambiente cineclubista, como sócio do Cineclube Imagem. Iniciou a actividade profissional no cinema em 1961 como assistente de realização, tornando-se de seguida produtor e realizador de filmes publicitários e documentários até aos anos 70. Produziu e realizou a sua primeira longa-metragem "O Recado" em 1972, com argumento de sua autoria, repleto de referências ao ambiente vivido em Portugal no início da década de 70. A presença da actriz Maria Cabral contribuiu para o enorme sucesso comercial da obra. Com "Kilas, o Mau da Fita", de 1980, um dos maiores êxitos comerciais do cinema português, aposta num modelo narrativo tradicional. Realizou várias curtas-metragens entre 1966 e 1970, além de diversos documentários. O seu filme mais famoso é "Balada da Praia dos Cães", adaptação duma novela do escritor português José Cardoso Pires, numa co-produção com a Espanha, e que contava com os desempenhos de actores como Raul Solnado, Patrick Bauchau, Assumpta Serna e Mario Pardo.

Filmografia

2003 O Fascínio
1999 Viúva Rica Solteira Não Fica
1996 Cinco Dias, Cinco Noites
1991 Os Cornos de Cronos
1990 Napoleão (TV)
1988 A Mulher do Próximo
1986 Balada da Praia dos Cães
1982 Sem Sombra de Pecado
1981 Música, Moçambique!
1980 Kilas, o Mau da Fita
1977 Os Demónios de Alcácer Quibir
1972 O Recado
1972 Mónica - Um Diário Algarvio
1970 Voar
1969 The Columbus Route
1968 A Pérola do Atlântico
1968 A Cidade
1967 Regresso à Terra do Sol
1967 A Metafísica do Chocolate
1966 Era o Vento… e o Mar - Sesimbra
1965 Clara d'Ovar em Óbidos

sábado, junho 26, 2004

Hoje nasceu!


Peter Lorre

Peter Lorre, actor norte-americano. László Löwenstein nasceu a 26 de Junho de 1904, em Rózsahegy, no Império Austro-Húngaro (actualmente, Ruzomberok, na Eslováquia). Começou a trabalhar como empregado bancário, mas abandonou a profissão para se tornar actor de teatro e cabaret em Viena. A sua primeira actuação diante do público foi em Zurique, onde se destaca a trabalhar obras de Bertolt Brecht. Depois disso instala-se em Berlim, onde começa a trabalhar com o realizador Fritz Lang, interpretando o sádico personagem conhecido como o 'Vampiro de Düsseldorf' em "Matou / M" (1931), numa terrífica criação dramática que fixaria a sua silhueta encolhida e o seu rosto pálido. Teve que fugir da Alemanha quando começaram as perseguições nazis e viaja para Paris e Londres, onde Hitchcock lhe oferece um papel em "O Homem Que Sabia Demais / The Man Who Knew Too Much" (1934). Nesse mesmo ano, muda-se para Hollywood onde conhece Karl Freund, com o qual faz "As Mãos de Orlac / Mad Love", interpretando novamente um psicopata. Josef von Sternberg contrata-o para ser Roderick Raskolnikov em "Punição / Crime and Punishment" (1935). Também trabalha em "Os Quatro Espiões / Secret Agent" (Hitchcock, 1936) e nas oito películas da série de aventuras do detective chinês "Mr. Moto" (de 1936 a 1939). A partir de "Relíquia Macabra / The Maltese Falcon" (John Huston, 1941), inicia as suas interpretações no cinema negro, a que se seguem "Casablanca" (Michael Curtiz, 1943), "O Expresso de Bagdad-Istambul / Background to Danger" (Raoul Walsh, 1943) "A Máscara de Dimitrios / The Mask of Dimitrios" (Jean Negulesco, 1944), "Passagem para Marselha / Passage to Marseille" (Michael Curtiz, 1944), e "The Verdict" (Don Siegel, 1946). Fez com Roger Corman "O Corvo / The Raven" (1962). A sua atitude anti-nazi leva-o a escrever, dirigir e interpretar na Alemanha uma única película, que lembra muito "Matou": "Der Verlorene / The Lost One" (1951). A sua última aparição teve lugar em "Jerry 8 ¾ / The Patsy" (Jerry Lewis), no mesmo ano da sua morte, que aconteceu em Los Angeles a 23 de Março de 1964.

Filmografia

1964 Jerry 8 ¾ / The Patsy
1964 Muscle Beach Party
1964 O Gato Miou Três Vezes / The Comedy of Terrors
1963 O Corvo / The Raven
1962 Cinco Semanas em Balão / Five Weeks in a Balloon
1962 A Maldita, o Gato e a Morte / Edgar Allan Poe's Tales of Terror
1961 Viagem ao Fundo do Mar / Voyage to the Bottom of the Sea
1960 Férias em Espanha / Scent of Mystery
1959 O Maior Circo do Mundo / The Big Circus
1957 Hell Ship Mutiny
1957 The Sad Sack
1957 A História da Humanidade / The Story of Mankind
1957 Meias de Seda / Silk Stockings
1957 O Palhaço Que Não Ri / The Buster Keaton Story
1956 A Volta ao Mundo em Oitenta Dias / Around the World in 80 Days
1956 Congo / Congo Crossing
1956 Meet Me in Las Vegas
1955 Operation Cicero (TV)
1954 Vinte Mil Léguas Submarinas / 20,000 Leagues under the Sea
1953 O Tesouro de África / Beat the Devil
1951 Der Verlorene / The Lost One
1950 Double Confession
1950 Areias Movediças / Quicksand
1949 Zona Proibida / Rope of Sand
1948 Casbah - Bairro Proibido / Casbah
1947 Morena e Perigosa / My Favorite Brunette
1946 Os Dedos da Morte / The Beast with Five Fingers
1946 The Verdict
1946 Só Contra o Mundo / The Chase
1946 O Anjo Negro / Black Angel
1946 Three Strangers
1945 Confidential Agent
1945 Hotel Berlim / Hotel Berlin
1944 The Conspirators
1944 O Mundo É Um Manicómio / Arsenic and Old Lace
1944 A Máscara de Dimitrios / The Mask of Dimitrios
1944 Passagem para Marselha / Passage to Marseille
1943 A Cruz de Lorena / The Cross of Lorraine
1943 De Amor Também Se Morre / The Constant Nymph
1943 O Expresso de Bagdad-Istambul / Background to Danger
1942 Casablanca
1942 O Fantasma Persegue-te / The Boogie Man Will Get You
1942 O Homem Invisível contra a Gestapo / Invisible Agent
1942 In This Our Life
1942 Manobras Ocultas / All through the Night
1941 Relíquia Macabra / The Maltese Falcon
1941 Uma Aventura em Hong-Kong / They Met in Bombay
1941 Paixões Turbulentas / Mr. District Attorney
1941 A Máscara de Fogo / The Face behind the Mask
1940 O Castelo dos Mistérios / You'll Find Out
1940 Não Matei! / The Stranger on the Third Floor
1940 A Ilha dos Sentenciados / Island of Doomed Men
1940 A Sedutora Aventureira / I Was an Adventuress
1940 Os Fugitivos da Guiana / Strange Cargo
1939 Mr. Moto Takes a Vacation
1939 Mr. Moto na Ilha do Terror / Mr. Moto in Danger Island
1939 Mr. Moto no Fundo do Mar / Mr. Moto's Last Warning
1939 Mr. Moto em Londres / Mysterious Mr. Moto
1938 Darei um Milhão / I'll Give a Million
1938 A Oportunidade de Mr. Moto / Mr. Moto Takes a Chance
1938 O Palpite de Mr. Moto / Mr. Moto's Gamble
1937 O Juramento de Mr. Moto / Thank You, Mr. Moto
1937 Lanceiro Espião / Lancer Spy
1937 Think Fast, Mr. Moto
1937 Sequestro Duma Vida / Nancy Steele Is Missing!
1936 O Plano D. O. X. / The Crack-Up
1936 Os Quatro Espiões / Secret Agent
1935 Punição / Crime and Punishment
1935 As Mãos de Orlac / Mad Love
1934 O Homem Que Sabia Demais / The Man Who Knew Too Much
1933 Du haut en bas
1933 Les Requins du pétrole
1933 Tentação / Was Frauen träumen
1933 Unsichtbare Gegner
1932 Schuss im Morgengrauen
1932 Estupefacientes / Der Weisse Dämon
1932 F. P. 1 antwortet nicht / F. P. 1 Doesn't Answer
1932 Os Cinco do Jazz / Fünf von der Jazzband
1931 Mann ist Mann
1931 Die Koffer des Herrn O. F. / The Luggage of Mr. O.F.
1931 A Loucura de Monte Carlo / Bomben auf Monte Carlo
1931 Matou / M
1929 Der weisse Teufel
1929 Frühlingserwachen

sexta-feira, junho 25, 2004

Hoje nasceu!


Sidney Lumet

Sidney Lumet, realizador norte-americano. Nasceu a 25 de Junho de 1924, em Filadélfia, filho do actor polaco Baruch Lumet e da dançarina Eugenia Wermus Lumet. Trabalhou no teatro (estreou-se com apenas 4 anos de idade no Yiddish Art Theater, de Nova Iorque) e foi também actor na rádio e no cinema. No ano de 1947 cria uma das primeiras companhias Off-Broadway, onde se incluíam actores como Yul Brynner e Eli Wallach, que realiza espectáculos de vanguarda. Na década de 50 estreia-se como realizador no pequeno ecrã, nas séries "Danger" (1950) e "You Are There" (1953). Começa no cinema com "12 Homens em Fúria / Twelve Angry Men" (1957) e dedica uma grande parte da sua filmografia à adaptação de autores como Anton Tchekov, Tennessee Williams, Arthur Miller, Eugene O'Neill, Peter Shaffer ou Ira Levin. Realizou uma série de películas policiais: "Serpico" (1973), "Um Dia de Cão / Dog Day Afternoon" (1975), "O Príncipe da Cidade / Prince of the City" (1981), "O Veredicto / The Verdict" (1982), "O Lado Obscuro da Lei / Night Falls on Manhattan" (1997), nas quais traçava um quadro minucioso da sociedade norte-americana. Em "Escândalo na TV / Network" (1976), aborda os efeitos de despersonalização da televisão e com "O Agiota / The Pawnbroker" (1965), narra a história de um sobrevivente do Holocausto Nazi. Lumet é detentor do D. W. Griffith Award, prémio só concedido aos nomes mais eminentes do cinema americano, e da comenda das Letras e Artes conferida pelo governo francês.

Filmografia

2004 The Set-Up
2000 The Beautiful Mrs. Seidenmann
1999 Gloria
1997 O Lado Obscuro da Lei / Night Falls on Manhattan
1997 Critical Care
1993 Culpa Formada / Guilty As Sin
1992 O Assassino Está Entre Nós / A Stranger Among Us
1990 Q & A
1989 Negócios de Família / Family Business
1988 Running on Empty
1986 A Manhã Seguinte / The Morning After
1986 Power
1984 Garbo Talks
1983 Daniel
1982 O Veredicto / The Verdict
1982 Armadilha Mortal / Deathtrap
1981 O Príncipe da Cidade / Prince of the City
1980 Just Tell Me What You Want
1978 The Wiz
1977 Equus
1976 Escândalo na TV / Network
1975 Um Dia de Cão / Dog Day Afternoon
1974 Um Crime no Expresso do Oriente / Murder on the Orient Express
1974 Lovin' Molly a.k.a. Molly, Gid & Johnny
1973 The Offence a.k.a. Something Like the Truth
1973 Serpico
1972 Child's Play
1971 O "Dossier" Anderson / The Anderson Tapes
1970 King: A Filmed Record... Montgomery to Memphis
1969 The Last of the Mobile Hotshots
1969 O "Rendez-Vous" / The Appointment
1968 A Gaivota / The Sea Gull
1968 Bye-Bye Braverman
1967 Duas Plateias para a Morte / The Deadly Affair
1966 The Group
1965 A Colina Maldita / The Hill
1964 Missão Suicida / Fail-Safe
1964 O Agiota / The Pawnbroker
1962 Longa Jornada para a Noite / Long Day's Journey into Night
1962 A View from the Bridge
1960 O Homem na Pele de Serpente / The Fugitive Kind
1959 Uma Certa Mulher / That Kind of Woman
1958 Stage Struck
1957 12 Homens em Fúria / Twelve Angry Men

quinta-feira, junho 24, 2004

Estreias da Semana


A Educação de Helen (Raising Helen)
Realização de Garry Marshall (EUA, 2004)
Produção de Ashok Amritraj e David Hoberman / Touchstone Pictures
Com Kate Hudson, John Corbett, Joan Cusack, Hayden Panettiere, Spencer Breslin, Abigail Breslin, Helen Mirren, Sakina Jaffrey, Kevin Kilner, Felicity Huffman, Sean O'Bryan, Amber Valletta e Hector Elizondo
Distribuição: Lusomundo Audiovisuais
M/12 - 119 minutos - Comédia / Drama
IMDb Filme Trailer

Aconteceu na Argentina (Imagining Argentina)
Realização de Christopher Hampton (EUA / Argentina / Espanha / Reino Unido, 2003)
Produção de Geoffrey C. Lands, Michael Peyser, Santiago Pozo e Diane Sillan / Myriad Pictures Inc.
Com Antonio Banderas, Emma Thompson, Horacio Flash, Kuno Becker, Rubén Blades, Claire Bloom, Maria Canals, Vera Czemerinski, Anthony Diaz-Perez, Leticia Dolera, Irene Escolar, Anton Lesser, Stella Maris e John Wood
Distribuição: LNK Filmes
M/16 - 107 minutos - Drama / Romance / Thriller
IMDb Filme Trailer

Pedaços de Uma Vida (Pieces of April)
Realização de Peter Hedges (EUA, 2003)
Produção de John S. Lyons, Gary Winick e Alexis Alexanian / IFC Productions
Com Katie Holmes, Patricia Clarkson, Derek Luke, Alison Pill, John Gallagher Jr., Alice Drummond, Lillias White, Isiah Whitlock Jr., Sisqó, Armando Riesco, Sean Hayes e Oliver Platt
Distribuição: Vitória Filme - Ecofilmes
M/12 - 81 minutos - Drama
IMDb Filme Trailer

Twisted - Homicídios Ocultos (Twisted)
Realização de Philip Kaufman (EUA / Alemanha, 2004)
Produção de Barry Baeres, Anne Kopelson, Arnold Kopelson e Linne Radmin / Paramount Pictures
Com Ashley Judd, Samuel L. Jackson, Andy Garcia, David Strathairn, Russell Wong, Camryn Manheim, Mark Pellegrino, Titus Welliver e Richard T. Jones
Distribuição: Lusomundo Audiovisuais
M/16 - 97 minutos - Thriller
IMDb Filme Trailer

The Order: Cruzada Final (The Order)
Realização de Sheldon Lettich (EUA, 2001)
Produção de Avi Lerner, Danny Lerner e John Thompson / Millennium Films Inc.
Com Jean-Claude Van Damme, Charlton Heston, Sofia Milos, Brian Thompson, Ben Cross, Vernon Dobtcheff, Sasson Gabai, Alon Abutbul, Joey Tomaska e Peter Malota
Distribuição: NLC - New Lineo Cinemas
M/12 - 89 minutos - Acção / Drama / Thriller
IMDb Filme Trailer
100 Anos, 100 Melhores Canções do Cinema

"Over The Rainbow",
melhor canção do cinema americano


100 Melhores Temas de Filmes

A canção "Over The Rainbow", da película "O Feiticeiro de Oz / The Wizard of Oz", encabeça a lista dos cem melhores temas de películas, segundo decidiu o American Film Institut (AFI, instituto americano do cinema).
Em segundo lugar ficou "As Time Goes By", do filme "Casablanca", seguida de "Singin'in the Rain", do musical "Serenata à Chuva / Singin'in the Rain".
As cem canções foram seleccionadas por 1.500 actores, realizadores, argumentistas e críticos duma lista de 400, segundo se deu a conhecer na noite de terça-feira em Los Angeles.
A voz de Judy Garland tornou famosa "Over The Rainbow" em todo o mundo em 1939.
Na quarta posição ficou "Moon River", de "Boneca de Luxo / Breakfast at Tiffany's", seguida de "White Christmas", de "Quinze Dias de Prazer / Holiday Inn", "Mrs. Robinson", de autoria de Simon & Garfunkel, incluído na banda sonora do filme "A Primeira Noite / The Graduate", "When You Wish Upon a Star", de "Pinóquio / Pinocchio", "The Way We Were", do filme "O Nosso Amor de Ontem / The Way We Were", "Stayin'Alive", de "Febre de Sábado à Noite / Saturday Night Fever", e "The Sound of Music", de "Música no Coração / The Sound of Music".
Entre as canções mais novas, "All That Jazz", da película "Chicago" (2002), ficou-se pela 98ª posição, enquanto que o tema principal do êxito de bilheteira "Titanic", "My Heart Will Go On", interpretado por Celine Dion, ficou em décimo quarto lugar.
Na lista também se encontram a canção "Goldfinger", do filme de James Bond com o mesmo título, e o tema de culto "Born To Be Wild", da película "Easy Rider".



001 - Over the Rainbow (de "O Feiticeiro de Oz / The Wizard of Oz", 1939)
002 - As Time Goes By (de "Casablanca", 1942)
003 - Singin'in in the Rain (de "Serenata à Chuva / Singin'in the Rain", 1952)
004 - Moon River (de "Boneca de Luxo / Breakfast at Tiffany's", 1961)
005 - White Christmas (de "Quinze Dias de Prazer / Holiday Inn", 1942)
006 - Mrs. Robinson (de "A Primeira Noite / The Graduate", 1967)
007 - When You Wish Upon A Star (de "Pinóquio / Pinocchio", 1940)
008 - The Way We Were (de "O Nosso Amor de Ontem / The Way We Were", 1973)
009 - Stayin'Alive (de "Febre de Sábado à Noite / Saturday Night Fever", 1977)
010 - The Sound of Music (de "Música no Coração / The Sound of Music", 1965)
011 - The Man That Got Away (de "Assim Nasce Uma Estrela / A Star Is Born", 1954)
012 - Diamonds Are a Girls Best Friend (de "Os Homens Preferem as Loiras / Gentlemen Prefer Blondes", 1953)
013 - People (de "Funny Girl - Uma Rapariga Endiabrada / Funny Girl", 1968)
014 - My Heart Will Go On (de "Titanic", 1997)
015 - Cheek to Cheek (de "Chapéu Alto / Top Hat", 1935)
016 - Evergreen (Love Theme from A
Star is Born) (de "Nasceu Uma Estrela / A Star Is Born", 1976)
017 - I Could Have Danced All Night (de "Minha Linda Lady / My Fair Lady", 1964)
018 - Cabaret (de "Cabaret", 1972)
019 - Some Day My Prince Will Come (de "Branca de Neve e os Sete Anões / Snow White and the Seven Dwarfs", 1937)
020 - Somewhere (de "Amor Sem Barreiras / West Side Story", 1961)
021 - Jailhouse Rock (de "Jailhouse Rock", 1957)
022 - Everybody's Talkin' (de "O Cowboy da Meia-Noite / Midnight Cowboy", 1969)
023 - Raindrops Keep Fallin' on My Head (de "Dois Homens e um Destino / Butch Cassidy and the Sundance Kid", 1969)
024 - Ol' Man River (de "O Barco das Ilusões / Show Boat", 1936)
025 - High Noon (Do Not Forsake Me, Oh My Darling) (de "O Comboio Apitou Três vezes", 1952)
026 - The Trolley Song (de "Não Há Como a Nossa Casa / Meet Me in St. Louis", 1944)
027 - Unchained Melody (de "Ghost - Espírito de Amor / Ghost", 1990)
028 - Some Enchanted Evening (de "Ao Sul do Pacífico / South Pacific", 1958)
029 - Born To Be Wild (de "Easy Rider", 1969)
030 - Stormy Weather (de "Stormy Weather", 1943)
031 - Theme from New York, New York (de "New York, New York", 1977)
032 - I Got Rhythm (de "Um Americano em Paris / An American in Paris", 1951)
033 - Aquarius (de "Hair", 1979)
034 - Let's Call the Whole Thing Off (de "Vamos Dançar? / Shall we Dance", 1937)
035 - America (de "Amor Sem Barreiras / West Side Story", 1961)
036 - Supercalifragilisticexpialidocious (de "Mary Poppins", 1964)
037 - Swinging on a Star (de "O Bom Pastor / Going My Way", 1944)
038 - Theme from Shaft (de "Shaft", 1971)
039 - Days of Wine and Roses (de "Escravos do Vício / Days of Wine and Roses", 1963)
040 - Fight the Power (de "Não Dês Bronca / Do the Right Thing", 1989)
041 - New York, New York (de "Um Dia em Nova Iorque / On the Town", 1949)
042 - Luck Be A Lady (de "Eles e Elas / Guys and Dolls", 1955)
043 - The Way You Look Tonight (de "Ritmo Louco / Swing Time", 1936)
044 - Wind Beneath My Wings (de "Amigas para Sempre / Beaches", 1988)
045 - That's Entertainment (de "A Roda da Fortuna / The Band Wagon", 1953)
046 - Don't Rain On My Parade (de "Funny Girl - Uma Rapariga Endiabrada / Funny Girl", 1968)
047 - Zip-a-Dee-Doo-Dah (de "A Canção do Sul / Song of the South", 1947)
048 - Whatever Will Be, Will Be (Que Sera, Sera) (de "O Homem Que Sabia Demais / The Man Who Knew Too Much", 1956)
049 - Make 'Em Laugh (de "Serenata à Chuva / Singin'in the Rain", 1952)
050 - Rock Around the Clock (de "Sementes da Violência / The Blackboard Jungle", 1955)
051 - Fame (de "Fama / Fame", 1980)
052 - Summertime (de "Porgy e Bess / Porgy and Bess", 1959)
053 - Goldfinger (de "007 Contra Goldfinger / Goldfinger", 1964)
054 - Shall We Dance (de "O Rei e Eu / The King and I", 1956)
055 - Flashdance... What a Feeling (de "Flashdance", 1983)
056 - Thank Heaven for Little Girls (de "Gigi", 1958)
057 - The Windmills of Your Mind (de "O Grande Mestre do Crime / The Thomas Crown Affair", 1968)
058 - Gonna Fly Now (de "Rocky", 1976)
059 - Tonight (de "Amor Sem Barreiras / West Side Story", 1961)
060 - It Had to Be You (de "Um Amor Inevitável / When Harry Met Sally", 1989)
061 - Get Happy (de "Festa no Campo / Summer Stock", 1950)
062 - Beauty and the Beast (de "A Bela e o Monstro / Beauty and the Beast", 1991)
063 - Thanks for the Memory (de "The Big Broadcast of 1938", 1938)
064 - My Favorite Things (de "Música no Coração / The Sound of Music", 1965)
065 - I Will Always Love You (de "O Guarda-Costas / The Bodyguard", 1992)
066 - Suicide is Painless (de "M*A*S*H", 1970)
067 - Nobody Does it Better (de "007 - O Agente Irresistível / The Spy Who Loved Me", 1977)
068 - Streets of Philadelphia (de "Filadélfia / Philadelphia", 1993)
069 - On the Good Ship Lollipop (de "Olhos Encantados / Bright Eyes", 1934)
070 - Summer Nights (de "Grease - Brilhantina / Grease", 1978)
071 - The Yankee Doodle Boy (de "A Canção Triunfal / Yankee Doodle Dandy", 1942)
072 - Good Morning (de "Serenata à Chuva / Singin'in the Rain", 1952)
073 - Isn't it Romantic? (de "Ama-me Esta Noite / Love Me Tonight", 1932)
074 - Rainbow Connection (de "As Aventuras dos Marretas / The Muppet Movie", 1979)
075 - Up Where We Belong (de "Oficial e Cavalheiro / An Officer and A Gentleman", 1982)
076 - Have Yourself a Merry Little Christmas (de "Não Há Como a Nossa Casa / Meet Me in St. Louis", 1944)
077 - The Shadow of Your Smile (de "Adeus, Ilusões / The Sandpiper", 1965)
078 - 9 To 5 (de "Das 9 às 5 / 9 to 5", 1980)
079 - Arthur's Theme (Best That You Can Do) (de "Arthur - O Alegre Conquistador / Arthur", 1981)
080 - Springtime for Hitler (de "The Producers", 1968)
081 - I'm Easy (de "Nashville", 1975)
082 - Ding Dong the Witch is Dead (de "O Feiticeiro de Oz / The Wizard of Oz", 1939)
083 - The Rose (de "A Rosa / The Rose", 1979)
084 - Put the Blame on Mame (de "Gilda", 1946)
085 - Come What May (de "Moulin Rouge!", 2001)
086 - (I've Had) The Time of My Life (de "Dança Comigo / Dirty Dancing", 1987)
087 - Buttons and Bows (de "O Valentão das Dúzias / The Paleface", 1948)
088 - Do Re Mi (de "Música no Coração / The Sound of Music", 1965)
089 - Puttin' on the Ritz (de "Frankenstein Júnior / Young Frankenstein", 1974)
090 - Seems Like Old Times (de "Annie Hall", 1977)
091 - Let the River Run (de "Uma Mulher de Sucesso / Working Girl", 1988)
092 - Long Ago and Far Away (de "Modelos / Cover Girl", 1944)
093 - Lose Yourself (de "8 Mile", 2002)
094 - Ain't Too Proud to Beg (de "Os Amigos de Alex / The Big Chill", 1983)
095 - (We're Off on the) Road to Morocco (de "Sedução de Marrocos / Road to Morocco", 1942)
096 - Footloose (de "Footloose - A Musica Está do Teu Lado / Footloose", 1984)
097 - 42nd Street (de "Rua 42 / 42nd Street", 1933)
098 - All That Jazz (de "Chicago", 2002)
099 - Hakuna Matata (de "O Rei Leão / The Lion King", 1994)
100 - Old Time Rock and Roll (de "Negócio Arriscado / Risky Business", 1983)
(lmartinique)

Hoje nasceu!


Claude Chabrol

Claude Chabrol, realizador e argumentista francês. Nasceu a 24 de Junho de 1930, em Paris. Depois de ter estudado para farmacêutico (como o seu pai e avô), trabalhou como crítico colaborando com Eric Rohmer no seu livro sobre Alfred Hitchcock (Paris, 1957). Assíduo na Cinemathéque de Henri Langlois, entrou juntamente com os seus amigos na revista Cahiers du Cinéma, onde assinou o seu primeiro artigo sobre o filme "Serenata à Chuva" (1953). Mais tarde, deu-se a conhecer pelo ataque que dirigiu a Stanley Kramer pela sua análise dos grandes temas cinematográficos. Funda a produtora AJYM e realiza em 1958, com o dinheiro duma herança que lhe deixou a sua primeira mulher, uma primeira película que se converteu no manifesto inaugural da Nouvelle Vague: "Um Vinho Difícil / Le Beau Serge", seguido de "Les Cousins" (também de 58) e "Pedido de Divórcio / À double tour" (1959). "Les bonnes femmes" e "Les Godelureaux", ambas em 1960, "L'Oeil du malin" (1961), "Landru / Landru" e "Ophelia" (ambas em 1962). Nesta primeira etapa rodou oito longas-metragens, a maioria com argumentos escritos por ele e entre as quais se encontram alguns dos seus melhores trabalhos. Depois, devido aos fracassos comerciais de algumas destas primeiras obras, realiza películas comerciais. Mais tarde voltaria a realizar obras mais pessoais como "As Rivais / Les Biches" (1968), "A Mulher Infiel / La Femme infidèle" (1969), "Que la bête meure" (1969), "O Carniceiro / Le Boucher" (1970), "Juste avant la nuit" (1971), "A Década Prodigiosa / La Decade Prodigieuse" (1971, no qual dirige Orson Welles e Anthony Perkins) e "Núpcias Vermelhas / Les Noces rouges" (1973). Após 1974, os seus filmes caíram no circuito comercial francês e nenhuma das suas obras foi digna dos êxitos que realizou dez anos antes: nem "Les Liens du sang" (co-produção realizada no Canadá em 1978), nem "Violette Nozière" (1978) ou "Le Cheval d'orgueil" (1980), adaptação do best-seller de Pierre Jakez Hélias. Durante muitos anos, as suas películas, rodadas em muito pouco tempo, foram protagonizadas pela que era sua mulher, Stéphane Audran. A última etapa do seu cinema, desde "A Correspondência Violada / Poulet au Vinaigre" (1985) até "Merci pour le chocolat" (2000), assinala o culminar de um caminho na afirmação do autor como um verdadeiro clássico contemporâneo. "La Fleur du mal", de 2003, foi o seu último filme, até ao momento, mas já se encontra a produzir "La Demoiselle d'honneur" (2004).

Filmografia:

Stéphane Audran em ''La Femme Infidèle''

2004 La Demoiselle d'honneur
2003 La Fleur Du Mal
2000 Merci Pour Le Chocolat
1999 No Coração da Mentira / Au Coeur du Mensonge
1997 Rien Ne Va Plus
1995 A Cerimónia / La Cérémonie
1994 O Inferno / L'Enfer
1993 Betty
1991 Madame Bovary
1989 Alouette, Je Te Plumerai
1989 Jours Tranquils a Clichy
1989 Docteur M.
1988 Uma Questão de Mulheres / Une Affaire de Femmes
1987 Le Cri du Hibou
1987 Masques
1986 Inspecteur Lavardin
1984 O Sangue dos Outros / Le Sang des autres
1984 A Correspondência Violada / Poulet Au Vinaigre
1983 Les Voleurs de la Nuit
1982 Os Fantasmas do Estrangulador / Les Fantomes du Chapelier
1980 Le Cheval D'Orgeuil
1977 Les Liens de Sang
1977 Alice ou la Derniere Fugue
1977 L'Animal
1976 Folies Bourgeoises
1976 Les Magiciens
1975 Une Partie De Plaisir
1975 Les Innocents aux Mains Sales
1974 Nada
1973 Núpcias Vermelhas / Les Noces Rouges
1972 A Casa dos Desejos / Docteur Popaul
1972 Un Meurtre Est un Meurtre
1971 Juste Avant La Nuit
1971 A Década Prodigiosa / La Decade Prodigieuse
1970 O Carniceiro / Le Boucher
1970 A Ruptura / La Rupture
1969 Que La Bête Meure
1968 As Rivais / Les Biches
1968 A Mulher Infiel / La Femme Infidèle
1967 A Estrada de Corinto / La Route de Corinthe
1966 A Linha de Demarcação / Ligne De Demarcation
1966 Champanhe Escandaloso / Le Scandale
1965 Marie Chantal contra o Dr. Kha / Marie Chantal Contre Docteur Kha
1965 Paris Visto por… / Paris vu Par... (sketch La Muette)
1965 Le Tigre Se Parfume a la Dynamite
1964 Les Plus Belles Escroqueries Du Monde
1964 Le Tigre Aime la Chair Fraiche
1963 Landru / Landru
1962 Ophélia
1962 Les Sept Péchés Capitaux
1962 L'Oeil du Malin
1961 Godelureaux
1960 Les Bonnes Femmes
1960 À Bout de Souffle
1959 Pedido de Divórcio / À Double Tour
1959 Les Cousins
1958 Um Vinho Difícil / Le Beau Serge

quarta-feira, junho 23, 2004

Cameron Diaz disposta a deixar
o cinema para ser mãe


A linda estrela de Hollywood, Cameron Diaz, namorada do cantor Justin Timberlake, está disposta a deixar o cinema para ser mãe, segundo disse numa entrevista publicada no diário sensacionalista britânico The Sun.
«Agora estou nessa idade em que o desejo de ter um filho começa a crescer», disse a actriz, que completará 32 anos de idade em Agosto.
Diaz, segundo o diário, abriu um espaço na sua apertada agenda para acompanhar Timberlake, de 23 anos de idade, até à Austrália, onde actuará durante a sua tournée actual, referenciou a agência Efe.
«Não se pode ter uma relação com alguém se não o vemos de forma regular. As relações à distância fracassam no final», adverte.
Pese a dizer recentemente que não tinha planos para se casar, a actriz torna-se romântica e diz «agora, creio que me deveria casar uma vez na vida e para sempre. É altura de sentar a cabeça no nosso coração».
(lmartinique)

Moore não consegue alterar
classificação de "Fahrenheit 9/11"




O realizador Michael Moore fracassou na sua tentativa de conseguir que o seu documentário "Fahrenheit 9/11" fosse classificado como apto para maiores de 13 anos, segundo informou a revista Daily Variety.
A MPAA - Motion Pictures Association of America (associação da indústria cinematográfica norte-americana) recusou o pedido de Moore e das distribuidoras Lions Gate e IFC, e manteve a sua decisão de classificar a película como não apta para menores de 17 anos, a menos que assistam acompanhados dos seus pais, assinala a DPA.
A MPAA justificou a classificação, entre outras coisas, dizendo que há imagens muito violentas, como as de soldados norte-americanos mortos e as de torturas a prisioneiros iraquianos por parte de norte-americanos.
Moore apelou aos adolescentes a passar por cima o limite de idade e a ver a película de qualquer forma.
Jonathan Shering, presidente da IFC, criticou duramente a decisão da MPAA. «É um escândalo que "Fahrenheit 9/11" não seja acessível para um sector da população norte-americana para o qual a película é muito importante».
Moore argumentou há uns dias que é possível que norte-americanos de 15 e 16 anos sejam recrutados para intervenções militares como a do Iraque. «Se são suficientemente crescidos para serem recrutados e arriscar a sua vida, então também têm o direito a ver o que acontece no Iraque», disse.
"Fahrenheit 9/11", que se centra no papel do presidente George W. Bush, antes e depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, estreia já na próxima sexta-feira, 25 de Junho, em mais de 800 cinemas dos EUA, um verdadeiro recorde para um documentário.
O filme do aplaudido realizador de "Bowling for Columbine" ganhou a Palma de Ouro no passado Festival Internacional de Cinema de Cannes.
(lmartinique)

Hoje fazem anos!


58 - Ted Shackelford, actor da série da TV "Dallas"
57 - Bryan Brown, actor em "Romance Arriscado / Along Came Polly"
49 - Jim Metzler, actor em "L.A. Confidencial / L.A. Confidential"
47 - Frances McDormand, actriz em "Fargo"
42 - Paul La Greca, actor da série da TV "Airwolf"
32 - Selma Blair, actriz em "Hellboy"

Hoje nasceu!


Bob Fosse

Bob Fosse, bailarino, coreógrafo de teatro e cinema, actor e realizador norte-americano. Robert Louis Fosse nasceu a 23 de Junho de 1927, em Chicago, Illinois (EUA). Depois de se preparar para a dança e para os palcos, influenciado pela agilidade de Fred Astaire, o seu ídolo, conseguiu o seu primeiro prémio Tony pelas suas imaginativas sequências de dança nos musicais "Pajama Game" (1953) e "Damn Yankees" (1955). Outros êxitos seus foram "How to Succeed in Business Without Really Trying" (1961), "Sweet Charity" (1965), "Dancin'" (1978) e os filmes "Cabaret" (1972), vencedor de oito Oscar da Academia, "Lenny" (1974) e "All That Jazz - O Espectáculo Vai Começar / All That Jazz" (1980), todos dirigidos por ele mesmo. As suas coreografias destacavam-se por contar com técnicas estilísticas, como o cruzamento de tornozelos, os golpes de cadeira, o balanceio dos ombros e as posturas inclinadas. O seu primeiro filme foi "Sweet Charity: The Adventures of a Girl Who Wanted to Be Loved" (1969), e o último não teve muito a ver com a música ou a dança, mas abordava a vida de Dorothy Stratten, Playmate of the Year 1980: "Star 80" (1983). Como actor, trabalhou nas comédias musicais "Beija-me, Catarina / Kiss Me Kate", de George Sidney (1953), "Give a Girl a Break", de Stanley Donen (1953), e "Damn Yankees!", de George Abbott e Stanley Donen (1958), e no drama musical "My Sister Eileen", de Richard Quine (1955), e teve um destacado desempenho como a cobra em "O Principezinho / The Little Prince", de Stanley Donen (1974), baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry. Como argumentista, é autor dos guiões de "All That Jazz" e de "Chicago", que só passou para o grande ecrã, em 2002, por iniciativa do coreógrafo e realizador Rob Marshall.
Faleceu, vítima de ataque cardíaco, quando se dirigia para o teatro, onde ensaiava a peça "Sweet Charity", em Washington, a 23 de Setembro de 1987.

terça-feira, junho 22, 2004

Altos & Baixos




Jennifer Lopez excluída pela Forbes

Jennifer Lopez e o seu ex-par Ben Affleck foram excluídos da lista de 100 celebridades que todos os anos a revista Forbes publica, depois de terem ficado em quinto e sétimo lugar, respectivamente, em 2003, informou AP.
Mel Gibson, por sua vez, lidera a lista após o êxito do seu filme "A Paixão de Cristo / The Passion of the Christ".
O golfista Tiger Woods figura em segundo lugar e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, em terceiro.
Este ano nem Lopez nem Affleck foram incluídos na lista, na qual se encontram o "ídolo norte-americano" William Hung, e o "Senhor da Dança" Michael Flatley, entre outros.
A revista disse que quase 40% das personalidades incluídas na lista do ano anterior foram afastadas da nomeação de 2004.
Outros dos ausentes são alguns actores ganhadores do Oscar, entre eles Nicole Kidman, Will Smith e Reese Witherspoon.



Entre os primeiros 20 estão também: Tom Cruise, os Rolling Stones, Joanna K. Rowling, Michael Jordan, Bruce Springsteen, Steven Spielberg, Johnny Depp, David Letterman, o realizador da trilogia "O Senhor dos Anéis" Peter Jackson, Angelina Jolie, Cameron Díaz, Jim Carrey, Michael Schumacher, Jennifer Aniston, o jogador da NBA Kobe Bryant, e a cantora Beyonce Knowles.
Ao compilar a lista, a Forbes afirmou que considera para as entradas das celebridades, as menções nas buscas da Internet e em artigos da imprensa diária, na rádio e na televisão, e a sua aparição nas capas de importantes revistas.

Tarantino planeia filmar terceira parte da série "Kill Bill"

Quentin Tarantino revelou que planeia filmar a terceira parte da série de películas "Kill Bill", informou AP.
«Tenho planeado, ainda que não de imediato, mas dentro duns 15 anos, realizarei a terceira parte da história», comentou recentemente o cineasta norte-americano numa conferência de imprensa.
Tarantino disse que a terceira parte centrar-se-ia numa rapariga chamada Nicky, a filha da assassina contratada protagonizada por Vivica A. Fox, a primeira vítima da fúria vingadora de Uma Thurman, cujo personagem surge como parte duma série de assassinatos por vingança.
Thurman interpreta o papel da noiva, que só pensa em vingar-se do seu ex-amante e chefe, Bill, depois deste ter matado o seu prometido no dia da sua boda e a ter deixado em estado de coma.
Tarantino destacou que se impôs um alto critério de qualidade para as duas películas.
«Dizer-me apenas que a película saiu bem não teria sido suficiente, e se me tivessem dito só que está bem realizada sentir-me-ia ofendido», revelou.
Quando lhe perguntaram se a violência nas suas películas procura seduzir o público, Tarantino respondeu: «Creio que sim. Essa é uma das razões pelas quais é tão atractivo na câmara. Pode ser fascinante. Sempre pensei que Thomas Edison inventou a câmara de cinema para mostrar as pessoas a matarem-se e a beijarem-se».
Um repórter perguntou-lhe por que é que na segunda parte de "Kill Bill" não havia nus, e se isso tinha a ver com o sentimento puritano dos Estados Unidos.
«Gosto de ver raparigas nuas tal como qualquer otro pervertido», respondeu Tarantino. «Mas não neste filme. Não quis por as raparigas em situações sexuais porque queria por os personagens femininos em posição de poder, e não para que os homens se deleitem».

Arcebispo em "The Simpsons"

O arcebispo de Canterbury, chefe espiritual de 70 milhões de anglicanos e grande seguidor do êxito televisivo norte-americano "Os Simpsons", poderá brevemente visitar Homer, Marge, Bart e Lisa em Springfield, informou a Reuters.

Festival de Cinema em Taormina

O actor espanhol Antonio Banderas, presente no Festival de Cinema em Taormina, na Itália, disse que o mais importante para um filme é a ideia que o origina e não o dinheiro com que se conte para o rodar.

Fazem anos hoje!


Meryl Streep

76 - Ralph Waite, actor da série da TV "Os Waltons / The Waltons"
68 - Kris Kristofferson, cantor e actor em "Convoy, O Comboio dos Duros / Convoy"
63 - Michael Lerner, actor em "Godzilla"
60 - Klaus Maria Brandauer, actor em "Coronel Redl / Oberst Redl" e "África Minha / Out of Africa"
58 - Andrew Rubin, actor em "Academia de Policia / Police Academy"
57 - David L. Lander, actor da série "Laverne and Shirley"
55 - Meryl Streep, actriz em "O Caçador / The Deer Hunter", "Manhattan", "Kramer contra Kramer / Kramer vs. Kramer", "A Amante do Tenente Francês / The French Lieutenant's Woman", "A Escolha de Sofia / Sophie's Choice", "Plenty, Uma História de Mulher / Plenty", "África Minha / Out of Africa", "Um Grito na Escuridão / A Cry in the Dark", "Rio Selvagem / The River Wild", "Dançando em Lughnasa / Dancing at Lughnasa", "Melodia do Coração / Music of the Heart", "Adaptação / Adaptation", "As Horas / The Hours", a série da TV "Angels in America", e brevemente iremos vê-la em "The Manchurian Candidate" e "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events"
55 - Alan Osmond, cantor do grupo The Osmonds
55 - Lindsay Wagner, actriz da série da TV "The Bionic Woman"
52 - Graham Greene, actor em "Danças com Lobos / Dances with Wolves"
51 - Cyndi Lauper, cantora
50 - Chris Lemmon, filho de Jack Lemmon, actor em "O Meu Pai / Dad"
48 - Tim Russ, actor da série da TV "Star Trek: Voyager"
46 - Bruce Campbell, actor em "O Exército das Trevas / Army of Darkness"
44 - Tracy Pollan, actriz da série da TV "Quem Sai aos Seus / Family Ties"
40 - Amy Brenneman, actriz da série da TV "A Juíza / Judging Amy"
36 - Paula Irvine, actriz da série da TV "Santa Barbara"
30 - Donald Faison, actor da série da TV "Scrubs"
19 - Lindsay Ridgeway, actriz do telefilme "Tower of Terror"

Hoje Nasceu!


Billy Wilder pouco antes de morrer

«Lembre-se de que é tão bom como o que de melhor tiver feito na vida»

Billy Wilder, produtor, argumentista e realizador norte-americano. Samuel Wilder nasceu a 22 de Junho de 1906 na cidade polaca de Sucha, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro. Cresceu em Viena, onde logo se interessou pelo jazz e os westerns. A sua mãe morreu no campo de concentração de Auschwitz. Frequentou o curso de Direito mas abandonou-o para ser bailarino e mais tarde jornalista. Em 1927, a UFA contrata-o para corrigir guiões, embora nessa época já tivesse escrito alguns policiais, musicais e até comédias. Com a chegada dos nazis ao poder, compreendeu que a sua linhagem judaica lhe causaria problemas e muda-se para Paris, onde debuta na realização com "Mauvaise Graine", em 1934. Mas pouco depois é reclamado por Joe May, outro exilado, para que viaje para os EUA, apesar de conhecer apenas 100 palavras do idioma inglês. Trabalha como argumentista para outros refugiados: May, Rolf Thiele, William Dieterle. Associou-se mais tarde com Charles Brackett (1938) e escreveu os guiões de algumas comédias clássicas, "Ninotchka" (1939) e "Bola de Fogo / Ball of Fire" (1941). A sociedade foi um êxito e estendeu-se a produzir e dirigir películas. Em 1942, com Brackett como produtor, criaram vários clássicos como "A Incrível Susana / The Major and the Minor" (1942), "Cinco Covas do Egipto / Five Graves to Cairo" (1943), "Farrapo Humano / The Lost Weekend" (1945), que ganhou os Oscar de melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento, e "O Crepúsculo dos Deuses / Sunset Boulevard" (1950, Oscar para o Melhor Argumento). A partir de então as suas películas tornaram-se notavelmente mais cáusticas e cínicas, como "O Grande Carnaval / The Big Carnival" (1951), ainda que Wilder também tenha produzido comédias sublimes como "Quanto Mais Quente Melhor / Some Like It Hot" (1959) e "O Apartamento / The Apartment" (1960, Oscar de Melhor Filme e Melhor Realizador). As suas engenhosas frases, tanto no cinema como na vida real, são a constatação dum talento aplicado em todos os seus filmes carentes de superficialismos estéreis. Um humorismo que se manifesta deliberadamente e de forma natural com golpes visuais ajudando à construção narrativa, mostrando o seu virtuosismo e carácter alegre, ainda que as suas primeiras obras reflectissem precisamente o contrário. Retratou com transparência o lado obscuro da humanidade e a tragédia cómica do homem comum, policiais e dramas que denunciavam as falsas aparências e os sonhos desfeitos de Hollywood, como em "O Crepúsculo dos Deuses". Seu é também o mérito de ter juntado no grande ecrã Jack Lemmon com Walter Matthau. O seu último filme foi "Buddy Buddy" (1981). Ganhou cinco Oscar da Academia e foi agraciado com um prémio Irving G. Thalberg. Faleceu a 28 de Março de 2002, na sua residência de Beverly Hills, surpreendido por uma pneumonia.

segunda-feira, junho 21, 2004

Hoje Nasceu!


Judy Holliday caracterizada em ''Phffft!'' (1954)

Judy Holliday, actriz norte-americana. Nascida a 21 de Junho de 1921, em Nova Iorque, Judith Tuvim iniciou a sua carreira artística como cantora e bailarina, formando o conjunto musical The Revuers (1939-1944), com Betty Comden e Adolph Green. Actuam na maioria dos night-clubs intelectuais de Nova Iorque, representando sketches satíricos com canções e bailados modernos. Em 1944 consegue interpretar alguns papeis secundários em Hollywood: "Serenata Boémia / Greenwich Village", de Walter Lang, "Alegria, Rapazes / Something for the Boys", de Lewis Seiler, e "Encontro no Céu / Winged Victory", de George Cukor. Decepcionada, regressa à Broadway onde actua na peça de Garson Kanin, "Born Yesterday" (1946 e 1951). George Cukor quer fazê-la regressar ao grande ecrã apesar da oposição do patrão da Columbia Pictures, Harry Cohn, e dá-lhe um papel em "A Costela de Adão / Adam's Rib" (1949), onde actua ao lado de Spencer Tracy e Katharine Hepburn. Cukor dirige-a ainda em "A Mulher Que Nasceu Ontem / Born Yesterday" (1950), que lhe garante o Oscar de Melhor Actriz, em "A Mulher Que Deus Me Deu / The Marrying Kind" (1952), e em "Uma Rapariga Sem Nome / It Should Happen to You" (1954). Interpreta também "Pffft!... É o Amor Que Se Evapora / Phffft!" (Mark Robson, 1954) e em duas comédias de Richard Quine ("O Cadillac de Oiro / The Solid Gold Cadillac", 1956, e "A Senhora Está à Espera / Full of Life", 1957), até encontrar finalmente o primeiro grande papel em "A Menina dos Telefones / Bells Are Ringing" (Vincente Minnelli, 1960), em que volta a representar o papel escrito para ela por Comden e Green e que havia apresentado já na Broadway. Faleceu em 7 de Junho de 1965 em Nova Iorque, vítima de cancro no seio.

Hoje Fazem Anos!


83 - Jane Russell, actriz em "Os Homens Preferem as Loiras / Gentlemen Prefer Blondes" (1953)
79 - Maureen Stapleton, actriz em "Cocoon, A Aventura dos Corais Perdidos / Cocoon" (1985)
71 - Bernie Kopell, actor e argumentista da série "O Barco do Amor / The Love Boat", onde protagonizava o médico de bordo, Dr. Adam Bricker.
69 - Monte Markham, actor da série "Marés Vivas / Baywatch" (1989)
66 - Ron Ely, actor que fazia de Tarzan na série da TV "Tarzan" (1966)
64 - Mariette Hartley, actriz de televisão ("Bonanza", "Star Trek", "Crime, Disse Ela", "Perry Mason")
63 - Joe Flaherty, comediante, foi actor em "1941, Ano Louco em Hollywood" (1979)
57 - Meredith Baxter, actriz da série "Quem Sai aos Seus / Family Ties" (a mãe)
57 - Michael Gross, actor da série "Quem Sai aos Seus / Family Ties" (o pai)
51 - Robyn Douglass, actriz japonesa, da série da TV "Battlestar Galactica"
49 - Leigh McCloskey, actor da série "Dallas", onde interpretava Mitch Cooper
47 - Berke Breathed, cartoonista ("Bloom County")
42 - Marc Copage, actor em "O Miúdo / The Kid" (2000)
40 - Sammi Davis-Voss, actriz em "Quatro Quartos / Four Rooms" (1995)
40 - Doug Savant, actor em "Godzilla" (1998)
39 - Michael Dolan, actor em "Lolita" (1997)

Altos & Baixos


Winona respeita a liberdade condicional
A actriz Winona Ryder, condenada por roubo, respeita de maneira exemplar as condições da condenação condicional, segundo um juiz californiano, que decidiu alterar as acusações de "delito grave" para "delito simples", informaram meios de imprensa norte-americana.
Após a decisão do juiz Elden Fox, Ryder, de 32 anos, pode passar sem a supervisão dum assistente o resto do tempo da sua liberdade condicional.
Em Novembro de 2002, foi condenada a três anos de liberdade condicional, a realizar tarefas sociais e a pagar uma multa, por ter sido apanhada em flagrante, em Dezembro do ano anterior, a roubar peças de vestuário numa loja de Beverly Hills. Ryder assistiu à audiência e agradeceu ao juiz Fox.
A actriz já cumpriu 480 horas de serviço social num hospital.

Bono desculpa-se por acender um cigarro
O vocalista do grupo irlandês U2, Bono, desculpou-se por acender um cigarrito no restaurante do seu hotel, situado no coração de Dublin, informou a imprensa do país.
O cantor vulnerou a nova lei anti-tabaco, que proíbe fumar em lugares públicos, na passada semana, no decorrer duma noite de festa com os membros do grupo Red Hot Chili Peppers. Segundo meios irlandeses, alguém viu Bono, cujo verdadeiro nome é Paul Hewson, a acender um cigarro e advertiu-o rapidamente de que as autoridades competentes podiam impor-lhe uma multa de 3,000 euros.
«Era de madrugada. Estava em companhia de gente de fora da cidade que não sabia da proibição e, durante um bocado, eu também me esqueci», justificou o cantor numa conferência de imprensa.

Figuras do cinema já viram "Fahrenheit 9/11"


Elizabeth Jagger e Sean Lennon também assistiram ao filme

"Fahrenheit 9/11", o documentário de Michael Moore que critica duramente a política de segurança da administração Bush, foi projectado a semana passada em Nova Iorque para uma selecta audiência integrada por figuras do mundo do espectáculo entre as quais se encontravam Yoko Ono, Salman Rushdie, Richard Gere, Tony Bennett, Leonardo DiCaprio, Lauren Bacall, Richard Dreyfuss, Philip Seymour Hoffman, John Turturro, Ellen Burstyn, Tim Robbins, Eva Mendes, Spike Lee, Chloë Sevigny, Sean Lennon, Elizabeth Jagger, Harvey Weinstein, Mike Myers, John McEnroe, Moby, Linda Evangelista, Macaulay Culkin, Lou Reed, Lauren Hutton, Laurence Fishburne e Glenn Close. Dias antes, havia sido feita uma apresentação semelhante em Beverly Hills para outros famosos, como Barbra Streisand, de reconhecido apoio aos democratas.
«Espero que este documentário agite o pêndulo de um lado para o outro. Se assumimos que Moore diz a verdade, existe um ponto de vista diferente que deve ser mostrado», disse Gere ao ser consultado sobre o possível efeito do filme nas próximas eleições presidenciais de Novembro.
Em declarações ao jornal San Francisco Chronicle, Moore revelou que tinha material sobre os abusos perpetrados contra prisioneiros no Iraque, mas decidiu ficar calado até à estreia do seu filme.
«Recebi esse material meses antes de ter sido revelado ao público no programa "60 minutos" e quis difundi-lo antes, mas pensei que me acusariam de tê-lo feito só para promover o meu filme. Isso impediu-me de tomar a decisão correcta», afirmou o realizador.
(lmartinique)