sábado, junho 05, 2004

Retrato de uma geração de incapazes

"Dias de Futebol"


Um grupo de amigos, com graves problemas emocionais e pessoais, decidem utilizar como terapia a formação duma equipa de futebol de sete no seu bairro.



Com a lembrança de "O Outro Lado da Cama / El otro lado de la cama" induzido pelo elenco, a trama e a hábil campanha publicitária que se encarrega de nos recordar que se trata da primeira película como realizador do argumentista do mais rentável filme espanhol, sento-me a ver "Dias de Futebol", à espera da repetição de clichés já utilizados na película de Martínez Lázaro. E claro que há uma fórmula semelhante: um grupo de trintões com problemas emocionais, enredos de casais e vidas anódinas colocam-se ao serviço da moderna comédia espanhola. Mas ainda assim, o projecto volta a funcionar e vejo as chaves do êxito num argumentista hábil, que desenha personagens arquetípicos e sabe espremer o sumo que se obtém ao dissecar as suas paranóias particulares e em pô-los a actuar em conjunto.

Alberto san Juan e Ernesto Alterio

Mas, sobretudo para mim, a surpresa nesta película é a surpreendente evolução cómica em alguns actores, ou seja, Ernesto Alterio ("Buñuel y la mesa del rey Salomón") e Alberto San Juan ("San Bernardo") estão bastante bem. Isto pode parecer uma frase simplória e tópica, mas a mim custou-me utilizá-la durante vários anos, porque em papeis anteriores nunca havia sido capaz de entrever as virtudes destes dois afamados intérpretes, que para mim ainda não tinham alcançado o reconhecimento como tais, já que sempre encaravam os seus desafios com recursos limitados, pouca graça e inexpressividade. Mas uma coisa é certa, nesta película funcionam e exploram novas formas de enfrentar o seu trabalho de maneira positiva e óptimos resultados. Se bem que os seus caracteres estão mais que delineados pelo realizador-argumentista, tanto Alterio como San Juan tornam credíveis e divertidos os seus extravagantes papeis.
Com isto chego à conclusão de que o maior achado do filme é a versatilidade de David Serrano como realizador, sobretudo na função da direcção de actores, onde demonstra bom pulso e mão direita para conduzir um grupo de intérpretes tão heterogéneo, jovem e predisposto à desbunda. Mas também quero ressalvar as suas virtudes como argumentista, que lhe permitem fixar com contundência e bastante graça as suas premissas, como a do rol de fracassos de todos os personagens e a honestidade nas pretensões da história que configura como um veículo para desenvolver uma boa comédia, mas que omite sabiamente adoptar soluções inverosímeis para os problemas desta pandilha de cretinos.



Para finalizar, gostaria de destacar do extenso naipe de actores, além dos já citados, o trabalho de Secun de la Rosa, um actor polivalente por descobrir no cinema e Fernando Tejero ("Às Segundas ao Sol / Los lunes al sol"), dotados para a comédia de maneira quase inata. Das actrizes fico-me de novo com o desempenho secundário de María Esteve ("O Outro Lado da Cama / El otro lado de la cama", "A Arte de Morrer / El arte de morir"), que volta a bordar o seu papel de insossa e com Nathalie Poza, que dá um recital da autêntica mal intencionada.
A música corresponde a um trabalho de Miguel Malla. O realizador desta película tem o costume ou o bom senso de criar as sequências visuais a partir da partitura da banda sonora, o que faz com que o fundo musical tenha uma grande importância para o desenvolvimento do filme, e se adapte como anel no dedo a este. De Miguel Malla, pode-se dizer que tem uma longa trajectória musical, pois é o irmão do conhecido Coque Malla, e com ele formou o grupo "Los Ronaldos". Agora actua no grupo musical Mastretta, com relações muito próximas ao cinema espanhol, e habituais acompanhantes da cantora Leonor Watling ("Fale com Ela / Hable con Ella").
Luís Ferreira (Lisboa)

Título Original: "Días de fútbol"
Realização de David Serrano (Espanha, 2003)
Produtor: Ghislain Barrois
Uma Produção de Telespan 2000 S.L. / Estudios Piccaso
Intérpretes: Ernesto Alterio, Alberto San Juan, Natalia Verbeke, María Esteve, Fernando Tejero, Pere Ponce, Natalie Poza, Secun de la Rosa, Roberto Álamo, Luis Bermejo, Pilar Castro, Diego París, Diego Martín, Andrés Lima, Lola Dueñas e Eva Santolaria
Argumento: David Serrano
Fotografia: Kiko de la Rica
Música: Miguel Malla
Distribuição em Portugal: LNK Filmes
Género: Comédia
Duração: 118 minutos

Links relacionados:

Filme