domingo, junho 20, 2004

Hoje Nasceu!


Errol Flynn em 1940

«I like my whisky old and my women young»
(Gosto de whisky velho e mulheres jovens)

Errol Flynn, actor norte-americano. Errol Leslie Thomson Flynn nasceu a 20 de Junho de 1909 em Hobart, Tasmânia, na Austrália, filho do oceanógrafo, biólogo e botânico Theodore Thomson Flynn. Foi expulso de vários colégios e foi lutador de boxe, pesquisador de ouro, caçador de pérolas, marinheiro, lavador de pratos, jornalista, etc. Relatou esta época da sua vida em três livros de memórias mais ou menos adornados: "Beam Ends" (1937), "Showdown" (1946) e "My Wicked, Wicked Ways" (1959). Começou a actuar em várias peças de teatro até que foi descoberto por um caçador de talentos da Warner Brothers. Mudou-se para os Estados Unidos onde interpretou os seus primeiros papeis importantes em "Capitão Blood / Captain Blood" (1935) e "A Carga da Brigada Ligeira / The Charge of the Light Brigade" (1936), o êxito chegaria com "As Aventuras de Robin dos Bosques / The Adventures of Robin Hood" (1938). Em 1937, anunciou-se a sua morte em Espanha, onde esteve a trabalhar como jornalista. Em 1942, em Hollywood, esteve implicado num caso de violação duma menor, mas nada foi provado e foi absolvido. Apareceu em mais de sessenta películas, das quais umas doze foram grandes êxitos, realizadas por Michael Curtiz e Raoul Walsh. Envelhecido e minado pelo álcool, ainda foi excelente no personagem de Hemingway em "… E o Sol Também Brilha / The Sun Also Rises", de Henry King (1957), e em "Raízes do Céu / The Roots of Heaven", de John Huston (1958), o seu penúltimo filme.
Devido aos problemas com a bebida chegou a ser expulso de um estúdio, e diz-se que injectava vodka em laranjas para consumi-lo no 'set' sem que pudessem recriminá-lo. Foi casado com a actriz Lili Damita (de quem teve um filho, Sean Flynn, que tentou, em vão, ser seu sucessor em medíocres filmes de aventuras europeias e que desapareceu no Vietname, onde trabalhava como fotojornalista), com Nora Eddington (duas filhas) e com Patricia Wymore (uma filha). Errol faleceu em 14 de Outubro de 1959 em Vancouver, no Canadá, na sequência de um ataque cardíaco.
Uma polémica biografia intitulada "Errol Flynn: The Untold Story", escrita por Charles Higham, acusa-o de ter sido simpatizante do nazismo. Uma investigação à obra de Higham provou que se tratava de uma fraude, contendo informação forjada e incorrecta, alegadamente baseada em documentos governamentais secretos.

Sem comentários: