quarta-feira, junho 16, 2004

O fim de Arquivos do Cinéfilo




Faz hoje um ano que o crítico portuense Vasco Martins punha no ar, digo online, um projecto que acalentava há muitos anos. Desde sempre teve o desejo de lançar uma publicação que se chamaria Arquivos do Cinéfilo, mas nunca tal foi possível. Conheci-o quando ele assinava críticas na mais antiga publicação de cinema que se editava em Portugal, o BC - Boletim Cinematográfico, onde também escreviam o saudoso Luís de Pina, o Francisco Perestrello, o meu colega Agostinho Chaves. A propósito, essa publicação, propriedade do Secretariado do Cinema e da Rádio, um organismo da Igreja Católica, editava fichas de todos os filmes estreados em Portugal desde 1938 até 1998, sendo agora substituído pelo CINEDOC - Centro de Documentação do Secretariado do Cinema e do Audiovisual, Lda., criado em 1987 pelo crítico de cinema Francisco Perestrello e pela Dra. Luísa Perestrello, sua esposa.
Pois, como dizia, o Vasco Martins lançou o blog, mais identificado como site de cinema, "ARQUIVOS DO CINÉFILO" precisamente a 16 de Junho de 2003, por sugestão de um amigo, que entretanto se revelou precisamente o contrário. Decorrido um ano de sucesso, ele decide por termo a esse empreendimento, e dá-nos a possibilidade de adquirir todo o seu arquivo e conteúdos já trabalhados (mais de mil textos) a aguardar publicação, como é o caso da série "Curiosos Anos do Cinema", o livro que ele escreveu e tenciona publicar em breve.
Será que se pode dar os parabéns por apenas um ano de vida a algo que morre agora? Claro que sim, à pessoa que lhe deu vida! Daqui envio um abraço ao Vasco Martins, que continue a fazer bem e melhor aquilo que ele realmente sabe. Boa sorte, sempre!

Sem comentários: