sábado, junho 05, 2004

Reagan e as suas políticas ultra-liberais marcaram profundamente a economia e a sociedade dos EUA nos anos 80

Morreu Ronald Reagan


Ronald Reagan e a sua mulher Nancy à porta do Air Force One, em 1989

Na sua residência de Los Angeles, faleceu este sábado, aos 93 anos, o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, que sofria há já uma década da doença de Alzheimer, segundo informou um amigo da família.
Nos últimos dias a sua saúde havia sofrido um forte agravamento. O ex-presidente anunciou em Novembro de 1994 que padecia de Alzheimer, uma enfermidade degenerativa do sistema nervoso central, que o obrigou a retirar-se da vida pública.
Ronald Reagan foi o quadragésimo presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989, depois de ter sido locutor radiofónico, jornalista desportivo, estrela de cinema (participou em 59 películas), dirigente do sindicato de actores (SAG) e governador da Califórnia (1967-75). Como presidente foi extremamente popular e querido entre os republicanos e conservadores dos Estados Unidos, que o consideravam como um dos mandatários mais importantes da história do país.
Reagan e as suas políticas ultra-liberais marcaram profundamente a economia e a sociedade dos EUA nos anos 80, quando os "golden boys" de Wall Street ganhavam dezenas de milhões de dólares por ano enquanto surgia uma nova classe de pessoas empobrecidas afastadas dos programas sociais.
O seu governo foi marcado por uma fase de fervor patriótico e intervencionista, marcado pela última fase da guerra fria, como a invasão da ilha de Granada e o envio de soldados para o Líbano, ambos em 1983. Reagan também implicou a fundo os EUA nas guerras civis da América Central.
Anti-comunista visceral, o ex-presidente também esteve à cabeça duma corrida aos armamentos sem precedentes em tempos de paz, ao lançar especialmente a sua famosa "guerra das estrelas", um projecto de defesa anti-mísseis que pressionou a União Soviética e contribuiu na queda do que chamou "o império do mal".
Ronald Wilson Reagan nasceu a 6 de Fevereiro de 1911 em Tampico, no Illinois, filho de John Edward Reagan, católico irlandês e democrata convencido, e terrivelmente alcoólico, e Nelle Clyde Wilson Reagan, puritana militante.
Casou-se em 1940 com a actriz Jane Wyman (tiveram dois filhos, Maureen Reagan e Michael Reagan), e divorciou-se oito anos mais tarde para se casar, em 1952, com a também actriz Nancy Davis (também tiveram dois filhos, Ron Reagan e Patti Davis), que nunca mais se separou dele e se converteu numa Primeira Dama omnipresente e muito influente.
Em 1981 superou uma tentativa de assassinato, que o deixou gravemente ferido pelos disparos do perturbado John W. Hinckley Jr., e posteriormente uma operação para lhe retirarem um cancro do cólon.
Após deixar a Casa Branca, Ronald Reagan retirou-se para o seu rancho nos arredores de Los Angeles de onde quase nunca saia.