sexta-feira, julho 09, 2004

Amor e música na revolução cubana

"Dirty Dancing 2 - Noites de Havana"


Ambientado no decadente glamour da Cuba revolucionária, "Dirty Dancing 2 - Noites de Havana" remonta ao ano 1958. Baseado na vida real da coreógrafa e produtora americana JoAnn Jansen e a sua adolescência em Cuba, o filme conta a história duma bela rapariga que descobre em La Habana o mundo do amor, a sensualidade do corpo e a sua independência, ao lado dum jovem cubano.



Hollywood anda à caça de películas. A receita é a seguinte: qualquer êxito comercial do passado pode converter-se hoje num remake suculento ou na linha argumental duma rentável sequela. A prova chega agora aos ecrãs portugueses com a estreia de "Dirty Dancing 2 - Noites de Havana", pretensa continuação do filme que Patrick Swayze e Jennifer Grey interpretaram há 17 anos e que se converteu numa das películas de maior facturação dos anos oitenta. O filme é realizado por Guy Ferland ("Jennifer, a Babysitter / The Babysitter") e protagonizado pela jovem britânica Romola Garai no papel da menina ingénua e o mexicano Diego Luna ("… E a Tua Mãe Também!") que dá uma volta sensacional na sua carreira para interpretar o talentoso e atrevido bailarino cubano Javier Suárez.
Para este filme, a linha argumental continua a ser a mesma que em 1987, ainda que desta vez com um pano de fundo político incluído. Ambientado em Dezembro de 1958, em La Habana, "Dirty Dancing 2 - Noites de Havana" introduz-nos num mundo de cores brilhantes, cenários e sons vibrantes, e emoções intensas, para contar a história de Katie Miller, uma jovem americana que se muda para a capital com os seus pais dias antes do começo da revolução. Ali conhece Javier, um jovem bailarino que anima a rapariga a descobrir as suas habilidades para a dança. Os dois encontram-se todas as noites às escondidas num nightclub para se prepararem para um importante concurso de dança nacional. As coisas complicam-se à medida que a revolução avança e a relação dos dois jovens vê-se ameaçada pela iminente fuga de Batista e a partida de todos os americanos.
Originalmente o título do filme seria unicamente "Havana Nights", tornando esta nova versão como a segunda parte de "Dirty Dancing", depois foi pensado como um remake do original, até que a Miramax e a Artisan decidiram intitulá-lo como chega agora até nós: "Dirty Dancing: Havana Nights".
Romola, que faz o papel de Katie Miller ao lado de Diego Luna, é uma actriz pouco conhecida. O seu filme anterior foi a versão da novela clássica de Dodie Smith, "I Capture the Castle" (que chegou a ser agendado para estrear nos cinema portugueses, mas a Lusomundo resolveu apenas editá-lo em vídeo). Garai começou a sua carreira como actriz no National Youth Theatre de Londres e a sua estreia como profissional foi a fazer o papel juvenil de Judy Dench na película para televisão "The Last of the Blonde Bombshells". Depois disso, apareceu na série da BBC Television "Attachments" e na produção da obra prima de teatro da BBC "Daniel Deronda", de George Eliot. Posteriormente fez o papel de Kate Nickleby no filme de Douglas McGrath, "Nicholas Nickleby". O seu próximo trabalho será frente a Reese Witherspoon, em "Vanity Fair".
Embora conte com a presença de Patrick Swayze no papel do mesmo professor de dança John Castle, este filme não é uma continuação do sucesso de 1987, mas sim o início de tudo. Curiosamente, a própria JoAnn Jansen dança com Swayze numa cena do filme.

Sombras na praia, o amor está no ar!

"Dirty Dancing 2 - Noites de Havana" baseia-se nas experiências reais de JoAnn como uma adolescente norte-americana em Cuba. Ao descobrir aquele paraíso, ela conheceu também uma cultura na qual a dança e a música faziam parte da vida quotidiana. JoAnn dançava bem; havia estudado ballet durante anos e os seus pais tinham sido dançarinos de salão profissionais. Mas a forma de dançar em Cuba - o modo como se movem as pessoas, a forma como se roçam os corpos - era um mundo à parte. Para os cubanos, a dança também era uma forma de se exprimirem através do corpo.
JoAnn Fregalette Jansen começou a sua carreira como produtora de vídeos musicais e comerciais. Com Lawrence Bender trabalhou em "A Price Above Rubies", com Renée Zellweger, e como produtora associada em "Fresh" e "White Man's Burden". Também é coreógrafa da próxima película "Shall We Dance", com Jennifer Lopez e Richard Gere, e está a trabalhar em "Mrs. Harris", com Ben Kingsley e Annette Bening. Foi responsável pelas coreografias de "Piratas das Caraíbas - A Maldição do Pérola Negra / Pirates of the Caribbean: The Curse of The Black Pearl", de Gore Verbinski, com Johnny Depp e Orlando Bloom, "Romance Arriscado / Along Came Polly", com Ben Stiller, e "Uptown Girls - Meninas Bem / Uptown Girls", com Brittany Murphy. Outros filmes em que trabalhou: "A Mexicana / The Mexican", "Lucky Numbers", "Duelo de Titãs / Remember The Titans", "Delírio Em Las Vegas / Fear and Loathing in Las Vegas", "A Mulher do Astronauta / The Astronaut's Wife", "Os Meus Duplos, a Minha Mulher e Eu / Multiplicity" e "Para Além do Horizonte / What Dreams May Come".
O realizador Guy Ferland ganhou recentemente um prémio Emmy pela sua direcção extraordinária dum programa especial para crianças na película de Showtime "Bang Bang, You're Dead", com Tom Cavanaugh e Ben Foster, além de outros três prémios adicionais. Outros créditos de Ferland incluem "Telling Lies In America", com Kevin Bacon, Brad Renfro, Calista Flockhart e Maximillan Schell. O filme recebeu o Prémio à Excelência do National Board of Review. Ferland também dirigiu "After The Storm", vencedor do Festival Internacional Independente de Cinema e Vídeo de Nova Iorque e o Festival Angelciti de Los Angeles.

Título Original: "Dirty Dancing: Havana Nights"
Realização de Guy Ferland (EUA, 2004)
Produtores: Lawrence Bender e Sarah Green
Uma Produção de Lawrence Bender Productions / A Band Apart / Havana Nights LLC / Lions Gate Films Inc. / Miramax Films
Intérpretes: Diego Luna, Romola Garai, Sela Ward, John Slattery, Jonathan Jackson, January Jones, Mika Boorem, René Lavan, Patrick Swayze e JoAnn Fregalette Jansen
Argumento: Boaz Yakin e Victoria Arch, a partir duma história original de Peter Sagal e Kate Gunzinger
Fotografia: Anthony B. Richmond
Música: Heitor Pereira
Montagem: Luis Colina e Scott Richter
Direcção Artística: Teresa Carriker-Thayer
Distribuição: Artisan Entertainment / Miramax Films
Distribuição em Portugal: Castello Lopes Multimédia
Género: Romance / Drama
Duração: 105 minutos
IMDb Filme Trailer

2 comentários:

Anónimo disse...

um filme lindissimo
eu que adoro dança e romances, fiquei maravilhada com este fime
amei!

Unknown disse...

Meu filme favorito no mundo, tem tanta paixao, cenas lindas e mais uma vez Diego Luna esta espetacular na atuaçao!