sábado, maio 29, 2004

Fãs do Porto anseiam
por Harry Potter


Embora não seja português, pode-se dizer que Harry Potter 'nasceu' em Portugal, mais precisamente na cidade do Porto, onde a escritora Joanna K. Rowling terá começado a imaginar as aventuras deste jovem feiticeiro. E em Portugal há centenas de leitores que aguardam ansiosamente a estreia do terceiro filme das aventuras de Harry Potter. Mas ainda vão ter de esperar mais dois meses, pois "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" só chega às salas lusitanas a 29 de Julho.
A estreia nos EUA terá lugar no próximo dia 6 de Junho. A expectativa é tão grande que se espera que este terceiro episódio volte a bater recordes de bilheteira, tal como aconteceu com os dois filmes anteriores.
O tempo não passa despercebido para os jovens (e graúdos) protagonistas das histórias de J. K. Rowling. Harry Potter, tal como os seus companheiros, continua a crescer e a afastar-se cada vez mais da imagem de menino com que chegou ao cinema. Esta circunstância coloca uma interrogação sobre a continuidade do actor protagonista, Daniel Radcliffe, nos seguintes episódios, ainda que segundo indicam fontes oficiais da Warner, tudo leva a crer que ele irá crescendo no papel e no ecrã, pelo menos, na próxima película.
"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" introduz-nos num mundo de fantasia e de magos, mas desta vez com um estilo mais próximo do mistério e do terror. A trama torna-se mais tenebrosa e os personagens adquirem um aspecto mais fantasmagórico, embora o argumento continue a ser tradicional e a história arranque com a chegada dos alunos à prestigiada academia de magia e feitiçaria de Hogwarts.